A inspiração é do passado, mas pensando no futuro. Essa parece ser a síntese do novo conceito da Mercedes-AMG, o Pure Speed Concept. Primeiro representante da série Mythos, o esportivo de dois lugares que remete ao AMG ONE tem estrutura de proteção da F1 para eliminar para-brisas e teto.
Segundo a fabricante alemã, a escolha dessa configuração faz parte de uma homenagem à história do automobilismo de competição. O conceito dará origem a um roadster, que será produzido ainda este ano - e serão apenas 250 unidades. Será que o piloto Lewis Hamilton vai ganhar um antes de ir para a Ferrari ou terá que comprar, caso queira ter na sua garagem?
A primeira aparição rodando oficialmente será no Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, que acontece neste domingo (26). Na última semana, o conceito foi fotografado ao lado do piloto Lewis Hamilton e de outras personalidades no principado.
O design do Pure Speed deixa aparente a estratégia focada em competições. O modelo explora a redução de peso com o uso de diversas partes em fibra de carbono.
O material também está nos revestimentos das rodas, que têm design distinto entre os eixos. Enquanto nas rodas dianteiras o visual é aberto, para otimizar o fluxo de ar e gerar downforce, as traseiras são fechadas, o que promete melhorar a aerodinâmica.
A dianteira tem uma tomada de ar generosa no para-choque e o capô é alongado, assim como acontece em modelos como o próprio Mercedes-AMG One. Aliás, boa parte das formas do Pure Speed remete ao esportivo.
Há também elementos aerodinâmicos, com defletores transparentes, que direcionam o vento sobre o cockpit, e flaps laterais. Assim como os carros de F1, o modelo usa o sistema Halo de proteção para piloto e copiloto. A estrutura fixada na carroceria em formato de "Y" reduz o risco de choques na cabeça dos ocupantes. Ainda pensando nisso, a Mercedes também desenvolveu dois capacetes exclusivos.
Em outros elementos de design, a fabricante traz referências a carros de corrida como o 300 SLR, usado por Sir Stirling Moss e Denis Jenkinson na vitória da Mille Miglia de 1955, na Itália.
Apesar de ter revelado quase tudo, a Mercedes-AMG fez mistério quanto à motorização do Pure Speed Concept. Detalhes sobre equipamentos e tecnologias embarcadas também não foram divulgados pela montadora, assim como o preço do esportivo.