Sabe aqueles gráficos em aclive que qualquer departamento de vendas adora colocar no data show para fazer bonito na reunião de diretoria? A Jeep faz isso sempre que o assunto é o novo Compass. O SUV já vendeu mais de 240 mil unidades desde 2017 e viu a fatia no segmento engordar. Mas a ordem é não subir no salto para não ter de mudar o power point.
O novo Jeep Compass mudou por dentro e por fora justamente para tentar manter o fôlego comercial. Afinal, a concorrência vem com a faca nos dentes, em especial a Volkswagen que lançará o Taos em maio. Sem falar que recentemente a Toyota lançou o Corolla Cross e a Hyundai Caoa deve produzir o renovado Tucson aqui.
Por esta razão o SUV da marca estadunidense produzido em Goiana (PE) recebeu aquele banho de loja, com direito a novidades mecânicas e em equipamentos para manter o domínio (hoje, responde por 67% das vendas da categoria).
Isso sem abrir mão do custo-benefício agressivo que sempre o marcou para continuar sendo o utilitário esportivo médio mais barato do mercado.
Os preços do novo Jeep Compass começam em R$ 139.990 a partir da versão Sport. Esta configuração sai equipada com o motor T270 da nova família GSE. É o mesmo 1.3 turbo flex que estreou na semana passada na renovada picape Fiat Toro, com câmbio automático de seis marchas. São 185/180 cv e 27,5 kgf.m de torque a 1.750 rpm.
Segundo a Jeep, com este propulsor o Compass cumpre o 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Já o consumo de combustível na cidade fica em 7,3 km/l com etanol e em 8,7 km/l, com gasolina - pelos padrões Inmetro. Na estrada, respectivamente, 10,5 e 12,1 km/l. A marca diz que esse motor é 18% mais eficiente que o antigo 2.0 aspirado.
O turbodiesel (chamado de TD350) permanece nas versões mais caras a partir da Longitude, por R$ 196.990. Ele mantém os 170 cv de potência, torque de 35,7 kgf.m, câmbio automático de nove marchas e tração 4x4, mas recebeu novo sistema pós-tratamento de gases para atender às normas de emissões previstas pelo Proconve 7.
O modelo sempre se destacou pelo equilíbrio entre a robustez típica da marca e detalhes mais arrojados. Nesta linha 2022, o novo Jeep Compass mudou principalmente na frente: para-choques, grade e faróis foram redesenhados - a traseira só tem novas seções de LEDs.
O conjunto ótico agora é de full LED para toda a gama e está mais recortado. A grade tem uma discreta “quebra” na altura da linha dos faróis. Mais abaixo, as novas luzes de neblina agora se integram à entrada de ar inferior, em um padrão mais retilíneo para dar aquela sensação de largura maior ao carro.
Com esta alteração no desenho, o novo Jeep Compass ganhou 3º de ângulo de entrada e passa a ter 21,5º de ataque, enquanto o de saída se manteve em 30,7º. No diesel, os ângulos também são os mesmos: 30,3º e 32,1º. O vão livre do solo é de 21 cm.
Na cabine, o salto de qualidade foi grande, principalmente pela mudança no padrão de acabamento, bem questionado no Compass anterior. Nas três versões de revestimento interno (escuro, marrom e cinza) a aparência é de mais sofisticação e capricho, com novos materiais das portas e costuras aparentes do painel.
O console central foi redesenhado, assim como as saídas de ar, enquanto os comandos do ar-condicionado automático (bizona em toda a linha) passam a ser digitais. De acordo com a marca, o número de porta-objetos foi ampliado.
O volante é novo e herança do Grand Cherokee, e o cluster passa a ser totalmente eletrônico e configurável, mas, calma: só a partir da variante Limited, que custa R$ 176.990 (T270) e R$ 216.990 (TD350). Na versão de entrada, o painel só tem aquela telinha de 3,5”, enquanto na Longitude combina instrumentos analógicos com o digital em display de 7” (veja detalhadamente o que cada versão tem mais abaixo).
As centrais multimídias também variam na linha. O modelo com display de 8,4” é “exclusivo” da Sport. Já o novo sistema com tela de 10” na horizontal que estreou na Toro 2022 equipa o Compass desde a Longitude. Ambas permitem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
Nem todos os itens legais que o novo Jeep Compass recebeu estão em 100% da linha. Mas vale destacar, além do ar digital e dos faróis full LED em todas as versões, o sistema Traction Control das configurações turboflex.
Elas mantêm a tração apenas na frente, mas trazem este sistema que funciona como um bloqueio automático do diferencial dianteiro, para ajudar o SUV a trafegar em pistas com menos aderência e evitar pequenos atolamentos.
Além do quadro de instrumentos eletrônico, o modelo também estreia carregador de celular sem fio no console central - também a partir da Limited. Ao mesmo tempo passa a dispor de tecla Auto Hold no console central (que dispensa o uso do freio no anda e para dos congestionamentos, mas precisa ser acionado a todo instante).
Esse comando fica ao lado do botão da (também) nova função Sport. Nos Compass turboflex, o recurso proporciona mudanças mais rápidas do câmbio automático de seis marchas e respostas mais ágeis do motor. Além disso, deixa a direção discretamente mais pesada.
Porta-malas com abertura automática por sensor de movimento é outra novidade da gama - aquele em que se passa o pé abaixo do para-choque traseiro e a tampa abre ou fecha sozinha.
Na parte de conectividade, uma das bossas é o Adventure Intelligence, com interação entre o celular do dono e o carro, com funções de navegação e acionamento remoto do motor.
Outro ganho de recursos vem no pacote de itens de auxílio ao motorista. O sistema de frenagem de emergência passa a detectar também pedestres, ciclistas e motociclistas. O modelo passa a integrar reconhecimento de placas de trânsito e detector de fadiga do motorista.
Esse pacote de condução semi-autônoma mantém o gerenciamento ativo de faixa (que avisa ao motorista e atua no esterçamento do volante), alerta de tráfego cruzado, sensor de ponto cego, estacionamento automático e controle de cruzeiro adaptativo.
Tais equipamentos só são oferecidos como opcionais na Limited e na Trailhawk - e de “fábrica” na série limitada S, a que você vê nestas fotos com detalhes diferentes na carroceria.
R$ 196.990 (TD350)
R$ 204.990 (TD350)
R$ 216.990 (TD350)