Pode não parecer, mas o querido "Uninho" está completando 35 anos de vida. Desenhado por Giorgetto Giugiaro, o compacto foi lançado em 1983 na Itália e um ano depois chegou ao Brasil já adaptado aos usos e costumes tropicais.
Entre as mudanças, o modelo era mais resistente ao uso severo, às nossas estradas e ruas e com o porta malas maior, recebeu elogios até mesmo dos italianos. O sucesso da versão brasileira foi tanto, que mais tarde o modelo começou a ser exportado até mesmo para o seu país de nascimento.
Não foi só entre os italianos que nosso Uno fez sucesso. Até julho de 2019, foram produzidas cerca de 4 milhões de unidades do Fiat Uno no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG). Ele foi o modelo mais vendido da marca até hoje. Além de ser comercializado no Brasil, o Fiat Uno ainda é exportado para Argentina, México, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Chile, Uruguai, Bolívia e Peru.
No entanto, quais foram os Uno mais legais? A gente tem alguns preferidos. Confira:
Lançado em 1987, o Uno R era a versão esportiva do modelo. O motor 1.5 contava com 86 cv e a velocidade máxima era de 162 km/h, a maior de todos os Fiat até então. Com isso, fazia o 0 a 100 km/h em 12 segundos, o que parece pouco para os padrões atuais, mas eram bem competitivos com os demais esportivos da época. Hoje é praticamente um clássico.
Tão cultuado quanto o Uno R, o primeiro uno turbo surgiu em fevereiro de 1994. Pela primeira vez na história da marca, um carro de passeio saía de fábrica com turbo compressor. O 0 a 100 km/h nesse caso era em 9,2 segundos e a velocidade máxima era de 195 km/h, bons números até hoje. Também tinha resfriador de ar para aumentar a eficiência do turbo e radiador de óleo a fim de manter a temperatura do lubrificante em níveis seguros. O motor 1.4 gerava bons 118 cv e 17,5 kgf.m, sendo o mais potente feito até hoje.
Por força da lei, o Uno Mille precisou ser aposentado. Obviamente a Fiat não deixaria tantos anos de história serem simplesmente substituídos pela nova geração que já era vendida há quase três anos. Por isso, criou a série com tiragem limitada a 2 mil unidades numeradas do modelo. Considerada um clássico instantâneo, era vendido na exclusiva cor Verde Saquarema.
Você pode nos achar louco por colocar um dos novos Uno em meio aos "raiz". Apesar do visual arredondado, a nova geração do compacto manteve sua essência com formas quadradas de cantos arredondados. Não bastasse isso, o motor 1.3 FireFly de até 109 cv é interessantíssimo. Com boa potência e torque em baixas rotações, garante boa dirigibilidade. A configuração ainda se destaca por oferecer controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas.
Não sabemos qual será o futuro do Uno. Virar um elétrico? Aposentar? Quem sabe... No entanto, o modelo está cravado na história do automóvel no Brasil e também da Fiat. Em breve também deverá ganhar um status de ícone da cultura pop e ser ainda mais cultuado, como aconteceu com o Fusca. A marca sabe disso. Sabe também que um dos principais clientes para o Uno eram as empresas, que eventualmente precisavam de frotas para seus funcionários. Com isso, criou-se o meme do Fiat Uno com escada no teto. A marca se aproveitou disso e criou um comercial simulando uma corrida entre os "carros de firma" para revelar o nome do Cronos em 2016.