Conheça a história dos motores da Harley-Davidson

Com a estreia do Revolution Max, na recém-chegada Pan America, lembramos os principais modelos criados pela marca

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Roberto Dutra
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A chegada da Pan America ao Brasil marcou, também, a estreia do motor Revolution Max no país. É um motor novo, e foi justamente na big trail que começou a ser usado, na versão com 1.250 cm³ - depois, foi aplicado na Sportster S, lançada no ano passado, e mais recentemente, em outra configuração, com 975 cm³, na Sportster Nightster. O Revolution Max é mais um importante capítulo na história dos motores da Harley-Davidson,

Apesar de ter mais de 100 anos de estrada, a Harley-Davidson não criou dezenas de motores. Foram poucos, e cada um deles equipou suas motos por muito tempo. É disso que vamos falar nessa reportagem.

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Principais motores da história da Harley-Davidson

F-Head Single Cylinder

O primeiro motor da Harley-Davidson surgiu em 1903 e, excepcionalmente, tinha apenas um cilindro. Com capacidade cúbica de 35 polegadas - o equivalente a 573 cm³, rendia cerca de 4 cv de potência.

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O primeiro motor da Harley-Davidson tinha apenas um cilindro. O segundo foi um V2
Crédito: Divulgar
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Atmospheric V-Twin (1909)

Foi o primeiro V2 desenvolvido pela marca americana. Recebeu o nome de Atmospheric V-Twin devido à atuação de suas válvulas pelo vácuo criado durante o curso de admissão do pistão. Estreou não só a configuração, mas também o ângulo de 45 graus entre os dois cilindros.

F-Head (1911 – 1929)

Em 1911, o F-Head agora com dois cilindros em V tinha não apenas um design mais elegante em relação ao F-Head original, mas também válvulas laterais com operação mecânica, e não mais a vácuo. Foi o principal motor da companhia até 1929, quando surgiu o V-Twin Flat Head. Teve versões com 45, 74 e 80 polegadas cúbicas - 737 cm³, 1.212 cm³ e 1.310 cm³, respectivamente.

Motores Harley 2
O F-Head e o Flathead eram parecidos, mas o segundo foi uma evolução em relação ao primeiro
Crédito: Divulgação
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Flathead (1929 – 1973)

A grande depressão americana levou o engenheiro Bill Harley a testar várias opções e novas configurações de motores, entre as quais inusitadas versões com quatro cilindros em linha e dois cilindros contrapostos (boxer). Mas a solução ideal veio na forma do Flathead, outro V2. O nome (cabeça plana) fazia alusão à tampa superior dos cabeçotes, com superfície plana.

Knucklehead (1936 – 1947)

Foi o primeiro motor da Harley-Davidson com superfícies e partes estilizadas, o que posteriormente se tornou uma característica marcante nos V2 da marca. Ganhou o nome por causa das tampas do cabeçote de alumínio polido brilhante, com dois grandes parafusos dos balancins em cada cilindro. Além disso, tinha válvulas no cabeçote, uma tremenda inovação que inclusive trouxe mais potência.

Feito em versões de 990 cm³ e 1.200 cm³, rendia entre 40 cv e 45 cv. O Knucklehead também estreou o primeiro sistema de óleo recirculante de circuito fechado em um motor da marca. A partir daí, todos os motores da Harley passaram a ter cárter de óleo seco e, junto a ele, o emblemático tanque em forma de ferradura que fica em torno da bateria.

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Os modelos Knucklehead e Panhead são cultuados até hoje pela beleza, e também pela robustez
Crédito: Divulgação
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Panhead (1948 – 1965)

Autêntica evolução do Knucklehead, o Panhead manteve a arquitetura e a aparência bruta do antecessor. Tinha cabeçotes de alumínio mais eficientes e tuchos de válvula hidráulicos, que eram mais silenciosos e precisavam de menos manutenção. As capacidades cúbicas eram iguais às do antecessor, mas a potência subiu para 50 cv a 55 cv.

Shovelhead (1966 – 1984)

Na aparência, o Shovelhead (cabeça de pá) já mostrava uma diferença evidente: as tampas dos cabeçotes deixaram de ser lisas e passaram a ter uma abertura bem no meio. Criado para as motocicletas modelo/ano 1966, chegava a 60 cv de potência. Os Shovelhead foram aplicados em vários modelos - antes, os "big twins" só equipavam as motos touring, que eram as maiores.

Motores Harley 4
Após a Soovelhead, veio o Evolution, que talvez seja o motor mais amado pelos harleyros conservadores
Crédito: Divulgação
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Evolution (1984 – 1999)

Provavelmente o mais amado de todos os motores da Harley, o Evolution chegou com 1.340 cm³ e representou a maior evolução nos "big twins" até então. Era robusto, extremamente confiável (raramente vazava óleo) e pouco ruidoso. Tanto que muitas de suas características foram preservadas no novo motor Twin Cam 88, de 1.450 cm³, que estreou nas motos em 1999.

Twin Cam (1999 – 2016)

O novo motor trazia comandos de válvulas acionados por corrente e capacidade cúbica maior, de 1.450 cm³. Em 2007, passou a ter 1.584 cm³ e seu nome mudou para Twin Cam 96. Depois ainda vieram versões com 103 e 110 polegadas cúbicas (1.687 cm³ e 1.802 cm³), e em 2014 surgiu a opção de refrigeração parcial a água (twin-cooled). Era parte do Projeto Rushmore, aplicado na família Touring.

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Os Twin Cam preservaram características do Evolution. Tiveram várias opções de capacidade cúbica
Crédito: Divulgação
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Revolution (2001 – 2017)

Exceção nas fileiras da Harley até aquela época, o motor Revolution foi criado em parceria com a fabricante de carros esportivos alemã Porsche. Fez muitos harleyros conservadores torcerem o nariz porque tinha refrigeração líquida, com radiador e demais componentes.

Mas era um motor fortíssimo, criado inicialmente para o modelo VRSC V-Rod, que por sua vez nasceu para enfrentar as "muscle bikes' europeias e japonesas. Ainda equipou algumas versões da V-Rod, como a Muscle, a Night Rod e a Street Rod. Teve versões com 69 e 76 polegadas cúbicas ( 1.131 cm³ e 1.247 cm³, respectivamente), que rendiam de 115 cv a 125 cv.

O Milwaukee-Eight surgiu em 2016 como linha 2017 e já estreou a refrigeração líquida completa
Crédito: Divulgação
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Milwaukee-Eight (2016 – até hoje)

O Milwaukee-Eight surgiu em 2016. Seu nome lembrava a cidade-natal da Harley-Davidson, no estado de Wisconsin, e o número oito aludia às quatro válvulas em cada cilindro - antes era só duas. Além disso, os cabeçotes tinham refrigeração a água ou a óleo. O Milwaukee-Eight tem versões com 107 polegadas cúbicas (1.750 cm³) e 114 polegadas cúbicas (1.870 cm³).

Revolution Max (2021 – até hoje)

É o motor que estreou na Pan America, a primeira big trail da história da Harley-Davidson. Moderno, é compacto, potente (150 cv na configuração para a big trail) e tem refrigeração líquida total, não apenas nos cabeçotes, e inclusive conta com radiador. Já foi aplicado na drag bike Sportster S, lançada nos Estados Unidos no ano passado, e na Sportster Nightster, lançada no mês passado. E ainda deverá estar em outros futuros modelos da marca.

Confira o ronco dos principais motores já feitos pela Harley-Davidson:

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