Se a ID.Buzz é tratada mundialmente - e informalmente - como a "nova Kombi", a Volkswagen acaba e apresentar, nos Estados Unidos, a Kombi mais rápida e veloz da história. É a ID.Buzz GTX, versão que recebe como sobrenome a sigla que identifica as configurações esportivas dos modelos elétricos da marca alemã.
A ID.Buzz GTX é movida por dois motores elétricos que, juntos somam 340 cv de potência. Desta forma, não só é a Kombi de produção seriada mais potente da história, como também a mais rápida e veloz de todos os tempos.
É que, esse conjunto, a ID.Buzz GTX é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 6,5 segundos e de chegar à velocidade máxima de 160 km/h - limitada eletronicamente, pois poderia ir além. Isso sim é que é fazer um frete rápido!
A motorização dupla é uma das diferenças da GTX em relação à ID.Buzz "normal" - esta tem apenas um motor elétrico, que entrega 204 cv. O conjunto com dois motores é alimentado por uma bateria de 79 kW na configuração para cinco pessoas e de 86 kW na versão para sete ocupantes.
Segundo a VW, as duas têm a mesma capacidade de recarga: recuperação de 10% para 80% em 26 minutos nas estações de carregamento rápido DC de até 200 kW.
A ID.Buzz GTX chegará ao mercado europeu ainda este ano. O visual também muda um pouco em relação à versão tradicional: a GTX exibe para-choque dianteiro diferente, novas luzes de rodagem diurnas (DRLs) integradas ao novo para-choque e acabamentos externos na cor preta.
Isso, claro, além de emblemas "GTX" pela carroceria - além da nova cor vermelha como essa das fotos ou mesmo em estilo saia-e-blusa, com vermelho e prata.
No interior, o acabamento tem cores predominantemente escuras e costuras vermelhas nos bancos. A lista de itens de série inclui bancos elétricos com memórias, multimídia de 12,9 polegadas, ajustes digitais para ar-condicionado e volume do sistema de som, head-up display e assistente de voz com inteligência artificial ChatGPT.