Poucos carros antigos despertam lembranças e emoções no público brasileiro. Aguçam a nossa nostalgia. O primeiro deles, sem dúvidas, é o Fusca. Logo em seguida, o veículo mais lembrado é o Chevrolet Opala.
E vamos falar sobre esse ícone da indústria automotiva brasileira. Iremos destrinchar um pouquinho das gerações desse modelo, que foi produzido entre 1968 e 1992, e era sonho de consumo de muitos brasileiros.
Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 1968, o Opala foi o primeiro carro de passeio da Chevrolet produzido no Brasil. Anteriormente, a marca tinha apenas picapes e utilitários. Inicialmente, o modelo chegou com carroceria sedã de quatro portas e espaço para seis ocupantes. Três no banco da frente e três no banco traseiro. Em 1971, o modelo ganhou a opção de carroceria duas portas cupê, além da tão desejada versão SS.
Em 1975, junto com a primeira reestilização do modelo, chegou a Caravan, versão perua do Opala. Ela durou mais cinco anos, até que o modelo recebeu uma mudança mais profunda e, por sua vez, ganhou uma nova geração.
Com visual mais moderno, o Opala começou a última parte da sua vida com linhas mais retangulares, como mandavam os anos 80. As mudanças também se estenderam para a Caravan, que adotava um desenho bastante semelhante.
O Opala foi utilizado como carro oficial por diversos órgãos governamentais por anos. Sua última alteração visual veio em 1988, seu último respiro antes de sair de linha, em 1992.