Automóvel mais vendido do mundo em 2019, o Toyota Corolla é desejado em todo o planeta. No Brasil, isso não é diferente. O modelo figura entre os carros mais vendidos do país, mesmo com preços a partir de R$ 100 mil.
Vendido no Brasil desde a década de 1990, o Corolla já está em sua 12ª geração. O WM1 listou todas as gerações do sedã para saciar um pouco da curiosidade dos fãs. Confira a história do Toyota Corolla!
Muita gente não sabe, mas o Corolla foi lançado em 1966! Pequenino, o modelo tinha apenas 3,85 m de comprimento e apenas duas portas. O motor era 1.1 de 60 cv de potência. Simpático, não é?
Lançada em 1970, a segunda geração do Toyota Corolla precisava manter o bom desempenho nas vendas. Para isso, o modelo cresceu quase 10 centímetros, e chegou aos 3,94 m de um para-choque ao outro. Disponível em diversas carrocerias, como hatch e station wagon, teve até versão esportiva!
Primeira geração que fez sucesso em outro canto do mundo, que não fosse o Japão, a terceira encarnação do modelo começava a dar indícios da carroceria em que faria mais sucesso entre as gerações do Toyota Corolla: a sedã. Foi a primeira a ter opção de câmbio automático de três marchas.
Em 1979, a quarta geração do Corolla chegava para romper a barreira dos quatro metros de comprimento. Mais de meio milhão de unidades foram exportadas para Europa e Estados Unidos, onde o carro fazia bastante sucesso pelo luxo e economia de combustível.
Em comemoração aos 10 milhões de unidades produzidas, a quinta geração foi lançada em 1983. Com visual quadradinho, como a moda da época, o modelo foi o primeiro a ter tração dianteira entre as gerações do Toyota Corolla.
Última geração não vendida no Brasil, a sexta fase do Corolla tinha até uma versão com tração 4x4 e motor turbodiesel, dá pra acreditar?
Primeira geração lançada no Brasil, em 1994, o sétimo Corolla tinha linhas mais arredondadas e já chegava para concorrer com o seu eterno rival no Brasil e no mundo: o Honda Civic.
Desejado pelo conforto e robustez, o oitavo Corolla deixou de chegar ao Brasil importado e foi o primeiro produzido em Indaiatuba, interior de São Paulo. Apenas na carroceria sedã, o modelo tinha visual diferenciado do modelo vendido no mercado japonês.
Uma das gerações mais adoradas no Brasil, a nona geração do Corolla chegou com muita moral. Tinha ninguém mais, ninguém menos, que Brad Pitt como garoto propaganda. Vendeu muito e até hoje é reconhecida pela sua robustez.
Produzido na mesma plataforma do Corolla "Brad Pitt", essa geração sofreu com a concorrência do modernoso Honda New Civic. Seu conforto e robustez, porém, fizeram com que as vendas continuassem muito bem..
Com um desempenho de vendas impressionante, a décima primeira geração do Corolla surpreendia pelos números mensais. O modelo figurava entre os dez carros mais vendidos do Brasil com frequência, apesar de custar o dobro que os outros representantes da lista.