Os motores V8 já são grandes por natureza, mas alguns projetos se superam. A Chevrolet Performance, por exemplo, em 2021 botou no mercado o seu maior propulsor já lançado com oito cilindros em "V". Chamado de ZZ 632, o big block de 10.3 litros pode render mais de 1.000 cv de potência e girar até os 7.000 rpm - é mais do que ter dez carros 1.0 em um só bloco, tudo isso sem turbo!
Seu nome, aliás, vem do tamanho: são 632 polegadas cúbicas - a medida usada nos Estados Unidos. O ZZ 632 é uma evolução do anterior ZZ 572, que detinha o título de maior V8 da GM e tinha curso e cilindros 1 cm menores.
O ZZ 632 é vendido na modalidade crate engine - "motor encaixotado", em tradução livre. Ou seja, como acessório. É alimentado por injeção eletrônica multiponto e usa gasolina comum. O bloco é de ferro fundido e os cabeçotes são de alumínio com válvulas simétricas feitas com máquina CNC.
A técnica também é usada para padronizar o diâmetro dos cilindros que, diferentemente de outros projetos desse tipo, são exatamente iguais. Com isso, cada um gera a mesma potência de forma independente.
A lista de reforços ainda tem virabrequim e bielas em aço e pistões em alumínio forjado. Sua taxa de compressão é de 12:1. Com tudo isso, esse big block gera potência máxima de impressionantes 1.016 cv a 6.600 rpm, enquanto o torque de 121 kgf.m chega aos 5.600 rpm.
Apesar da potência do motor já ser alta, com alguma customização ela pode duplicar ou em alguns casos até triplicar. A adoção, por exemplo, de um sistema de turbocompressores já faz o rendimento subir muito.
Lá atrás, na década de 1950, o big block era um 5.7 oferecido em vários modelos da Chevrolet. Chegou a ser usado pelo Impala na Nascar, mas com modificações para chegar em 7.0 litros. Em seguida, os modelos Corvette e Camaro usaram o motor.
O big block teve sua última aparição como motor de linha em 2009. Nessa última configuração, o propulsor tinha 8.1 litros e injeção eletrônica. Chamado de Vortec, o motor foi usado em picapes de grande porte, como a Silverado.
O ZZ 632 é vendido nos Estados Unidos por 37 mil dólares (cerca de R$ 180 mil, em conversão direta).