O Corolla Cross é o grande destaque de 2025, até o momento. Com uma combinação de estratégias que funcionam muito bem no mercado brasileiro - preço (muito) competitivo no varejo e foco nas vendas diretas -, o SUV da Toyota tem apresentado números de vendas fortes e até certo ponto impressionantes em fevereiro, março e agora em abril.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Toyota Corolla Cross é atualmente o segundo SUV mais vendido do país em abril. Já soma 3.053 emplacamentos, atrás somente do Volkswagen T-Cross, com 3.132 unidades comercializadas - uma diferença de apenas 79 veículos.
Importante destacar que o SUV da Toyota já foi o segundo SUV mais vendido em março. Portanto essa vice-liderança em abril não é uma completa surpresa. O que impressiona é a manutenção do ritmo acelerado de emplacamentos do Corolla Cross, que agora chega a ameaçar o primeiro lugar quase que incontestável do modelo da Volkswagen.
Completando o top 5 do mês, na terceira colocação aparece o Hyundai Creta, com 2.531 unidades emplacadas, seguido pelo Honda HR-V, com 2.491, e pelo Chevrolet Tracker, com 2.266 emplacamentos até agora.
Os 10 SUVs mais vendidos em abril de 2025 (até o dia 14):
O Corolla Cross não é um sucesso de vendas pela força do acaso. Muito pelo contrário. De acordo com fontes ligadas ao mercado ouvidas pela reportagem do WM1, a Toyota tem adotado duas estratégias extremamente eficientes no mercado brasileiro: preços competitivos no varejo e foco nas vendas diretas. Mas vamos por partes.
No varejo, a versão XRE do Corolla Cross é a mais vendida. Partindo de R$ 187.290, a configuração tem preço abaixo do pedido pelo Honda HR-V Advance (primeira opção com motor turbo), que custa R$ 192.700. A segunda versão mais emplacada no varejo do SUV da Toyota é a XRX a combustão, que custa R$ 203.690 e é mais em conta que o HR-V Touring (topo de linha), que hoje tem valor oficial de R$ 204.200.
Vale mencionar que ter preços próximos aos do HR-V, mesmo sendo de um segmento superior ao do SUV da Honda, é importante para o sucesso do Corolla Cross. O HR-V foi o utilitário esportivo mais vendido do Brasil no varejo em março, derrotando inclusive o Hyundai Creta, até então imbatível neste formato de vendas.
Em outras palavras, ter praticamente o mesmo preço que o HR-V faz do Corolla Cross, nas versões XRE e XRX, excelentes oportunidades de compra. Afinal, é um SUV médio com conjunto mecânico confiável e de boa performance (mesmo não trabalhando com motor turbo), com porte superior ao Honda e uma boa lista de equipamentos de série.
Apesar de bons números no varejo com as configurações XRE e XRX (a combustão), o Corolla Cross também tem trabalhado forte nas vendas diretas. Segundo fontes do mercado, o destaque vai para a configuração de entrada XR, que custa R$ 179.190 e é oferecido basicamente para frotistas, locadoras e clientes PcD (Pessoas com Deficiência). Esse desempenho em vendas diretas também foi observada em março, quando o Toyota decolou.
Quando olhamos os números de vendas no acumulado do ano, podemos ver que o Corolla Cross começa a abrir vantagem para o Jeep Compass, seu arquirrival no segmento dos SUVs médios. Enquanto o Toyota já acumula um total de 16.063 emplacamentos, o Jeep soma 14.562 unidades comercializadas em 2025, até o momento.
No geral, o Corolla Cross é o quarto SUV mais vendido do Brasil. Entretanto, com os bons desempenhos em fevereiro, março e agora em abril, o Toyota começa a sonhar com um lugar no pódio. O T-Cross é líder com 21.511 SUVs novos emplacados, seguido por Creta (17.057 emplacamentos) e HR-V (16.651) - segundo e terceiro colocados, respectivamente.
Caso o SUV médio da Toyota mantenha este forte ritmo e Creta e HR-V não façam algo para reagir, poderemos ter mudanças significativas no top 3 dos mais vendidos no segmento.
Os 10 SUVs mais vendidos em 2025 (até o dia 14 de abril):