A concorrência dos chineses afetou o custo-benefício da versão topo de linha XRX Hybrid do Corolla Cross, que é vendida por R$ 212.890. Afinal, se antes o Toyota reinava sozinho entre os SUVs eletrificados e acessíveis, hoje é possível encontrar - na mesma faixa de preço - utilitários esportivos maiores e mais potentes, ou até com conjunto motriz híbrido plug-in.
Mas se já achávamos que o comprador típico do Corolla Cross era um cliente fiel da Toyota, agora temos certeza. Ou quase isso. Dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que, das 13.459 unidades do Corolla Cross Hybrid emplacadas em 2024, impressionantes 89,7% foram justamente da versão XRX Hybrid.
Apenas 1.381 unidades foram da configuração XRV Hybrid, que tem o mesmo conjunto motriz híbrido autocarregável da XRX Hybrid, mas sai de fábrica com uma lista um pouco mais enxuta de equipamentos - e, por isso mesmo, é mais barata: R$ 206.290.
Outro fator que mostra como essa clientela do Corolla Cross dificilmente escolheria outro carro é que, mesmo com a concorrência reforçada com a chegada do plug-in BYD Song Pro, o SUV da Toyota fechou 2024 com um crescimento de 11,1% nas vendas, na comparação com 2023.
Certamente contribuiu para esse resultado o lançamento, em abril de 2024, da linha 2025 do Corolla Cross. Além do visual renovado, o SUV da Toyota ganhou mudanças que o deixaram mais refinado. Será que o eletrificado da marca japonesa vai manter o impulso em 2025?