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É o caso da adventure NH 300, uma versão maior da NH 190 que já é vendida por aqui. Feita originalmente pela SYM Sanyang, de Taiwan, onde se chama NH T 300, a moto tem o mesmo motor da street Next 300, que foi vendida pela Dafra por aqui entre 2018 e 2020, só que aprimorado. Com 278 cm³, injeção eletrônica e refrigeração líquida, rende 25,1 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 2,4 kgf.m a 6.500 rpm.
Com câmbio de seis marchas, iluminação full-LED e freios ABS, a NH 300 não terá vida fácil - vai enfrentar Honda XRE 300, Kawasaki Versys 300 e Yamaha Lander 250. Para se dar bem nessa briga, precisará ter, principalmente, preço competitivo. A irmã menor NH 190 é vendida por R$ 17.390, sem frete - na mesma faixa das concorrentes.
Outro modelo exibido pela marca, o scooter Cruisym 300 também é um SYM Sanyang. A marca já vende por aqui o irmão menor Cruisym 150, cujo lançamento no ano passado praticamente passou em branco e que registra volumes de venda discretos - até porque a marca parece não fazer a menor questão de divulgá-lo. Uma pena, pois é um bom scooter.
Em teoria, o bonito e moderno Cruisym 300 parece ser uma boa opção para tentar roubar compradores do Yamaha XMax 250 e dos Kymco People GT e Dowtown 300. Mas a Dafra já tem por aqui, em duas versões, o Citycom 300, que ocupa exatamente o mesmo segmento e é muito bem-sucedido. O Cruisym 300 poderia substituir o veterano, mas o mais provável é que os modelos convivam, mesmo que aconteça uma certa "canibalização" - com eventuais compradores dos Citycom indo para o Cruisym.
Para tudo dar certo, é claro que o novo scooter precisará ter preço competitivo - ou estará fadado ao mesmo limbo do irmão menor. Os Citycom 300 CBS e HD custam, respectivamente, R$ 25.990 e R$ 26.490. As especificações são interessantes: o modelo tem um painel digital muito bonito, tanque para 12 litros de combustível, rodas de 14 polegadas, ABS, faróis halógenos e luzes auxiliares de LED, piscas dianteiros nos retrovisores, porta-luvas com tomada 12V e espaço sob o banco para dois capacetes fechados. O motor é monocilíndrico, injetado e refrigerado a água, e com seus 278 cm³ rende 25 cv de potência a 7.500 rpm e 2,6 kgf.m de torque em 6.750 rpm.
Por fim, outra moto que estava em Interlagos para estudos - mas que também deve chegar por aqui entre março e abril do ano que vem - é uma street com motor de 160 cm³, que seria uma espécie de irmã menor e mais barata da Apache RTR 200 - que vem da indiana TVS Motor Company. Chamada de Apache RTR 160 na Índia, tem motor monocilíndrico de 159 cm³ e 15 cv de potência, visual esportivo, painel digital de LCD e três modos de pilotagem (urban, rain e sport).
O conjunto é interessante, mas - da mesma forma que as outras mencionadas acima - precisará de preço atraente para conseguir enfrentar Honda CG 160 e as Yamaha Factor e Fazer 150, que são as best-sellers no mercado brasileiro. Além disso, a Dafra precisa melhorar sua imagem - a rede de concessionários encolheu nos últimos anos e a obtenção de peças de reposição ficou prejudicada.
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