Segundo comunicado divulgado pela Daimler, os caminhões terão nível quatro de condução autônoma. O pesado a receber tal tecnologia será o Cascadia, da Freightliner, marca que pertence à Daimler.
"Esta parceria complementa a abordagem de estratégia dupla da Daimler Trucks, de trabalhar com parceiros fortes para fornecer soluções L4 autônomas que são perfeitamente integradas com nossos melhores caminhões.” - Martin Daum, Presidente do Conselho de Administração da Daimler Trucks.Os caminhões serão equipados com o Waymo Driver. O sistema integrado composto de sensores complementares desenvolvido pela subsidiária da Alphabet dá ao veículo maior compreensão dos arredores a fim de que ele navegue com mais segurança por áreas com muitos obstáculos, sejam eles pedestres, ciclistas ou quaisquer outras coisas que representem uma ameaça.
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“Junto com a Daimler, (iremos trabalhar) para melhorar a segurança nas estradas e a eficiência logística nas rodovias do mundo", ressaltou John Krafcik, CEO da Waymo. Ele acrescentou que a companhia, na hora de selar a parceria, foi seduzida pelas capacidades de engenharia e pelo amplo portfólio de caminhões da empresa alemã.
À TechCrunch, Boris Sofman, diretor de engenharia da Waymo, salientou que "não existem muitos motoristas" disponíveis no mercado norte-americano hoje. Não à toa, Waymo, Daimler e outras gigantes da indústria investem pesado na condução autônoma.
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O tema ainda gera certo melindre entre a comunidade de motoristas. Muitos acreditam que postos de trabalho serão fechados justamente por causa da condução autônoma. Evidente que empresas de tecnologia fazem lobby, e dizem o contrário.
Em 2018, a Uber divulgou pesquisa na qual dizia que as oportunidades de trabalho na área aumentariam até 2028. Para a empresa, a condução autônoma incentivará o crescimento do setor que, por conseguinte, precisará de mais profissionais.
Nível quatro de condução autônoma
De acordo com diretrizes da Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE), veículos que têm nível 4 de condução autônoma são capazes de se "autoconduzir" com segurança, "mesmo se um humano não responder adequadamente a uma solicitação para intervir”.O nível SAE 4 precisa de uma estruturada rede de internet das coisas. Sensores e câmeras fornecem dados ao sistema, que cruza as informações com o serviço de navegação disponível. Dessa forma, o veículo pode reduzir, encostar ou estacionar sozinho em um local seguro.
No caso dos Freightliner Cascadia autônomos, a capacidade de "autocondução" será limitada. Segundo a Daimler, não haverá necessidade de motorista humano apenas em áreas predefinidas. A empresa alemã não divulgou uma data de lançamento dos veículos. Se restringiu a dizer que estarão nas ruas "já nos próximos anos".
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