Pelo menos, a vocação esportiva, sofisticada e tecnológica está presente no primeiro SUV da Aston Martin. O modelo usa motor V8, tem carroceria de alumínio e trabalha com suspensão pneumática.
AMB 001: a primeira moto da Aston Martin
O DBX inaugura uma nova plataforma da marca destinada justamente a utilitários. Ou seja: preparem-se, pois devem aparecer novos SUVs da Aston no futuro.
Alumínio em escala
A casca de alumínio contribui para o baixo peso. São 2.245 kg em um SUV com dimensões robustas. O DBX mede 5,03 m no comprimento, 1,99 m na largura e 1,68 m na altura. O entre-eixos é de impressionantes 3,06 m - só uma régua de 50 cm a menos que um Chery QQ.O motor é uma variante do V8 usado no DB11 e no Vantage. O 4.0 turbo entrega 550 cv de potência, enquanto o torque é de generosos 71,3 kgf.m. A transmissão de nove marchas distribui essa força para as quatro rodas.
Grandão e ágil
Desta forma, o primeiro SUV da Aston Martin cumpre o 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Já a máxima prometida fica em 291 km/h. Tudo com um ronco inconfundível propiciado por um sistema de escape ativo.A tração 4x4 tem bloqueios do diferencial central e traseiro. A vocação off-road anda de mãos dadas com a pegada esportiva, graças ao sistema de suspensão a ar.
Porsche lança Cayenne Coupé a partir de R$ 459 mil
Com amortecedores eletrônicos e molas pneumáticas, o DBX tem ajuste automático e personalizado da suspensão. Desta forma, pode ser elevada em até 4,5 cm, ou rebaixada em outros 5 cm.
Rebocando um DB6
Desde que começou a ser desenvolvido, em 2015, os engenheiros da Aston Martin dizem ter focado na aerodinâmica do DBX. Além dos testes virtuais, no mundo real os protótipos do SUV eram avaliados rebocando uma plataforma com um DB6 em cima.Há detalhes que reduzem ainda mais o arrasto do primeiro SUV da Aston Martin. As luzes diurnas de LEDs escondem dutos que distribuem o ar pelas caixas de rodas e resfriam os freios. O aerofólio traseiro na ponta do teto e a asa na tampa do porta-malas auxiliam na aerodinâmica.
Além disso, chamam a atenção outros aspectos do estilo do DBX. A grade dianteira é exclusiva na marca britânica, e a linha dos ombros com um vinco contínuo empresta robustez. Não há coluna central e os vidros são desprovidos de moldura.
Requinte a bordo
Na cabine, todo o luxo e requinte típicos da Aston. O revestimento traz tonalidade clara e couro Alcântara - mesmo material da cortina do teto panorâmico -, e mescla detalhes de madeira, vidro, alumínio e aço escovado. Há também materiais de tecido com 80% de lã.Lamborghini Urus dá volta ao mundo em 120 dias
O quadro de instrumentos é configurável em uma tela TFT de 12,3”. Ao centro do painel, o sistema multimídia com 10,2” traz conectividade com Apple CarPlay e câmera 360 graus.
O pacote de luzes internas permite 64 combinações de cores. Já o porta-malas recebe 632 litros de capacidade.
Acessório para cachorro
O primeiro SUV da Aston Martin será produzido no País de Gales e chegará no segundo trimestre de 2020. Terá preço de 158 mil libras no Reino Unido, o equivalente a R$ 860 mil em conversão direta.Aston Martin coloca Ferrari e Lamborghini na mira
Os primeiros 500 proprietários do DBX ganharão o “Pacote 1913”, uma espécie de edição limitada. O kit entrega moldura exclusiva no para-choque e placas com o número de produção, entre outros.
O DBX oferece também acessórios bastante exclusivos. O kit Pet, por exemplo, consiste em uma lavadora portátil para limpar as patas dos cães para que não sujem o interior do SUV. Para quem vai esquiar, o pacote Snow fornecerá aquecedores de botas.
Comentários