Quase 40 anos depois de produzir o seu último carro, a DeLorean volta ao clube dos fabricantes de automóveis com o Alpha5, um curioso cupê de alto desempenho com motorização elétrica. Projetado pelo estúdio italiano Italdesign (o mesmo que criou o DMC-12), o Alpha5 é uma máquina bem diferente do DeLorean eternizado nos filmes da trilogia "De Volta para o Futuro". Mas que, de certa forma, evoca o futuro da mesma maneira que o modelo clássico dos anos 1980.
Com 4,99 m de comprimento, 1,37 m de altura e 2,04 m de largura (pouco maior que um Porsche Taycan), o novo DeLorean é um 2+2 que troca as linhas retas por traços arredondados. Além das portas do tipo asa de gaivota, que abrem para cima, as únicas referências ao modelo original da marca são, basicamente, as rodas e o vidro traseiro. Já o interior do Alpha5 é minimalista e tem duas telas digitais. Uma delas exibe os instrumentos, enquanto a outra, vertical e posicionada no console central, concentra as funções da multimídia e da climatização da cabine. Segundo a DeLorean, o conjunto foi projetado com o objetivo de equilibrar "suporte artificial e controle humano".
O Alpha5 também é bem diferente na parte mecânicoa. O fraco V6 PRV de apenas 130 cv do DMC-12 deu lugar a um conjunto motriz elétrico cuja potência ainda não foi revelada, mas que será alimentado por uma bateria de 100 kWh. Também já se sabe que o carro poderá rodar até 483 quilômetros com uma carga e atingir 249 km/h de velocidade máxima. O cupê chega a 100 km/h em pouco mais de três segundos, atingindo as míticas 88 milhas (142 km/h, velocidade de viagem do tempo do DMC-12 em "De Volta para o Futuro") em 4,3 segundos.
O modelo será revelado oficialmente em uma apresentação digital nesta terça-feira (31/6), mas a sua primeira aparição pública está prevista para 18 de agosto, no evento automotivo Pebble Beach Concours d ‘Elegance, nos Estados Unidos. O DeLorean Alpha5 será produzido na Itália usando o conjunto motriz fornecido por uma empresa britânica. Apenas 88 unidades serão fabricadas, com entregas previstas para começar em 2024.
Apesar de usar o mesmo nome da marca fundada pelo executivo americano John DeLorean em 1975 - e fechada em 1982 -, a nova DeLorean não tem ligações com a empresa original, que era sediada nos Estados Unidos mas que produzia os seus carros na Irlanda do Norte. A nova DeLorean foi fundada nos Estados Unidos em 1995 pelo britânico Stephen Wynne. Inicialmente especializada na restauração dos antigos DMC-12, a companhia acabou adquirindo o logo e os direitos do uso do nome, com o objetivo inicial de retomar a produção do primeiro (e até então único) carro da empresa. Mas isso acabou não acontecendo.
(Por Evandro Enoshita)