Demorou, mas chegou: eis a Honda XRE 300 Sahara!

Modelo foi anunciado em convenção para concessionários e será lançado oficialmente agora em novembro

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Demorou, mas chegou: eis a Honda XRE 300 Sahara!
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Demorou um bocado e quase chegamos a acreditar que era tudo lenda, mas eis que, finalmente, surge a nova Honda XRE 300 Sahara. A moto foi apresentada durante uma convenção dos concessionários da marca, e deve ser lançada oficialmente agora em novembro.

A sucessora das XRE 300 standard, Rally e Adventure leva o mesmo pré-nome, mas de resto é toda diferente. Para começar, o novo sobrenome remete ao modelo do mesmo porte e segmento que foi vendido nos anos 90 com o nome de NX 350 Sahara. Remete, também, claro, aos modelos que vieram antes e também fizeram sucesso - XL 250R e XLX 350R, hoje duas clássicas.

Honda Xre 300 Sahara 2
Honda Xre 300 Sahara 2
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Além do nome, o visual também - mas nem tanto, é verdade. Estão lá o farol de LED com forma de triângulo invertido com moldura, o para-brisa pequeno e as abas laterais claramente inspiradas nas da CRF 1100L Africa Twin.

Outros detalhes que podemos ver nas únicas imagens divulgadas pela Honda neste momento são as suspensões convencionais com a parte inferior pintada na cor preta, mesmo tom aplicado nas folhas das rodas - dianteira com aro de 19 polegadas - , nas tampas laterais do motor e nos protetores de calor do motor e do escape.

Motor da CB 300F Twister

Para completar, a mecânica é outra - e quem perguntar se o cabeçote vai trincar passará os próximos dez anos andando de ônibus. O motor, agora, é o mesmo da CB 300F Twister, que foi lançada no início deste ano.

Honda Xre 300 Sahara 1
Crédito: Divulgação
toggle button

Esse motor é monocilíndrico e refrigerado a ar, mas tem comando de válvulas simples e 293,5 cm³. Entrega 24,5 cv de potência máxima a 7.500 rpm com gasolina ou 24,7 cv nas mesmas 7.500 rpm com etanol, além de 2,6 kgf.m de torque a 5.500 rpm com os dois combustíveis. O câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente.

A XRE 300 que ainda aparece no site da Honda tem motor monocilíndrico com duplo comando de válvulas e refrigeração a ar. Com 291,6 cm³, rende 25,4 cv de potência a 7.500 rpm com gasolina ou 25,6 cv a 7.500 rpm com etanol, e torque de 2,7 kgf.m a 6.000 rpm (gasolina) ou 2,8 kgf.m a 6.000 rpm (etanol). O câmbio tem cinco marchas, com secundária também por corrente.

Preços e versões

A Honda apenas divulgou a confirmação da existência da moto e seu lançamento em novembro, mas nada disse sobre preços e versões. No entanto, podemos esperar pelo menos duas configurações diferentes - nem que seja apenas nos grafismos. Eu apostaria em uma versão de lançamento com a mesma pintura tricolor clássica da antiga NX 350 Sahara.

A Sahara das fotos aparece com protetor de carenagens, mas pode ser que seja apenas um acessório instalado, e não item de série, ou um equipamento de fábrica em uma das versões - a conferir. E como a XRE atual parte de R$ 25 mil, é provável que os preços da nova Sahara comecem em algo pouco acima disso - ali pelo R$ 27 mil, no máximo..

A clássica Honda NX 350 Sahara dos anos 90: será que vem uma edição especial com esse grafismo?
Crédito: Divulgação / Honda
toggle button
Comentários
Wid badge