Dez carros elétricos que chegam ao Brasil em 2022

Fizemos uma lista com 10 modelos 100% elétricos que devem estrear no país este ano. Mercado "verde" triplicou em 2021

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Dez carros elétricos que chegam ao Brasil em 2022
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os carros elétricos vão continuar em crescimento no Brasil este ano - mesmo após o mercado ter triplicado no ano passado. Isso porque alguns lançamentos de carros elétricos previstos para 2022 prometem começar a democratizar esse tipo de tecnologia - então, se você tem o plano de algum dia virar um cliente de EV, pode ser que nesta temporada dê o primeiro passo.

O WM1 publicou essa semana reportagens sobre os lançamentos de SUV, hatches, sedãs e picapes previstos para 2022. Hoje, para ajudar quem quer um elétrico, fizemos uma lista com dez carros movidos da bateria que devem chegar ao mercado ao longo deste ano.

A seleção traz desde o Renault Kwid ZE - o subcompacto que será um dos precursores da democratização dos veículos 100% elétricos no Brasil - ao Ford Mustang Mach-E, um SUV superesportivo que não bebe uma gota de gasolina. Vamos a eles?

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Carros elétricos que chegam em 2022

1. Renault Kwid ZE

A ideia da Renault com o Kwid ZE é que haja uma venda massiva, muito maior do que um carro elétrico está acostumado a ter por aqui - o mais vendido de 2021 foi o Nissan Leaf, com 439 unidades (média de 36 unidades /mês). Na Europa, o Kwid é vendido pela Dacia, se chama Spring e custa 9.900 euros com incentivos (algo perto de R$ 63.200 na conversão direta) - por lá, foram mais de 40 mil pedidos em oito meses.

O carrinho da Renault usa um motor elétrico de 44 cv alimentado por uma bateria de 27,4 kW/h. Tem mais: consegue ser recarregado rapidamente - menos de 1 hora em wallbox de carga rápida, como as de shoppings - ou em até 7 horas em tomadas convencionais de 220V.

Renault Kwid ZE será a versão totalmente elétrica do modelo vendida no Brasil a partir de 2022
Crédito: Divulgação
toggle button

2. Chevrolet Bolt e Bolt EUV

Outro lançamento previsto para 2022 - atrasado, porque sua data oficial era o segundo semestre do ano passado - é o do novo Chevrolet Bolt. A nova geração do modelo chegará, inclusive, com uma inédita formatação de carroceria, utilitária, chamada pela marca de "EUV" (a outra ainda é um monovolume). A demora acontece devido a problemas nas baterias, que paralisaram a linha de montagem nos EUA.

Vale lembrar que a GM do Brasil chegou a abrir a pré-venda do novo Bolt em setembro do ano passado, pelo valor de R$ 317 mil. Porém, os problemas de fabricação pelo qual a linha do modelo passa lá fora fizeram a fabricante nacional suspender as reservas. De acordo com fontes, a previsão é que esta segunda geração do elétrico só chegue por aqui em meados de 2022.

Chevrolet Bolt é outro dos carros elétricos que chegará ao Brasil em 2022, já como linha 2023
Crédito: Divulgação
toggle button

3. BMW i4 e iX

A BMW tem como meta lançar pelo menos dois carros 100% elétricos por aqui este ano. Falamos do i4 e do iX - este último apresentado na semana passada na feira tecnológica CES, em Las Vegas (EUA), com uma pintura que muda de cor. O i4 é praticamente um Série 3 totalmente elétrico. Ainda não sabemos as versões da dupla que serão importadas, mas sabemos que eles vêm.

O i4 pode ter motor de 340 cv com autonomia de até 590 km ou um mais potente, de 544 cv, com alcance de 521 km. Já o SUV iX (rival de Mercedes-Benz EQC, Jaguar I-Pace e Audi e-tron) pode render 326 cv com 475 km de autonomia ou 523 cv e incríveis 600 km de alcance - com um 0 a 100 km/h medido em 4,6 segundos. E a grade frontal da dupla é essa mesmo.

BMW i4 e iX chegam ao Brasil em 2022 e devem oferecer muita tecnologia e esportividade
Crédito: Divulgação
toggle button

4. BYD Tan e Han

Esses vão chegar e já têm destino certo: a garagem dos primeiros compradores (embora a gente não saiba quantos eles são), pois de acordo com a BYD o primeiro lote já esgotou, mesmo que o veículo ainda não tenha preço oficial. O Tan é um SUV médio que tem motor elétrico de 517 cv, faz de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e tem 437 km de autonomia.

Já o Han é um sedã com perfil bastante esportivo e o estilo parecido com o de um Porsche Panamera. Segundo a BYD, o carro tem 487 cv e 69,3 kgf.m gerados por seu conjunto elétrico e consegue fazer pelo menos 550 quilômetros com uma carga de bateria. Como dissemos, o preço da dupla ainda não foi revelado.

BYD Tan e Han serão os primeiros carros de passeio lançados pela marca chinesa no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

5. Mercedes-Benz EQA, EQB e EQS

A Mercedes-Benz prepara uma trinca de lançamentos de carros elétricos para 2022. A empresa que já vende o EQC pretende estrear no Brasil em 2022 o EQA, EQB e o EQS - destes, o único que nasceu com projeto 100% elétrico foi o sedã-cupê EQS, já que os outros dois são montados em cima de carros com motores a combustão (o EQA sobre o GLA e o EQB, claro, sobre o GLB).

O EQA pode ter um ou dois motores elétricos - com um propulsor, tem 190 cv, tração 4x2 e autonomia de 429 quilômetros; com dois, o SUV tem 228 cv ou 292 cv, tração integral e alcance de 438 km. Já o EQB tem duas versões com 228 cv, tração integral e 423 km de autonomia. O EQS, por fim, pode ter 333 cv e 57,9 kgf.m de torque ou 523 cv e 87,2 kgf.m e incríveis 770 km de autonomia. É rival do Audi e-tron GT.

Mercedes EQS é sedã-cupê com potência e autonomia para encarar o Audi e-tron GT, o carro do Homem de Ferro
Crédito: Divulgação
toggle button

6. Ford Mustang Mach-E

Outro dos carros elétricos cotado para estrear no meio de 2022 é o Ford Mustang Mach-E, o SUV elétrico que traz o nome do carro mais icônico da história. O carro que já foi visto sem disfarce no Brasil tem quatro versões nos Estados Unidos, com potências que variam de 266 cv a 480 cv - a autonomia também varia de 340 km a 505 km.

Nossa aposta é de que a Ford traga a versão GT, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos - número que é mais rápido que o do próprio Mustang Mach 1 atualmente oferecido em nosso país, que faz a mesma aceleração em "lentos" 4,3 segundos.

SUV elétrico do Mustang, Mach-E também tem versões mais fortes: a GT e a GT Performance Edition
Crédito: Divulgação
toggle button

7. Kia EV6

Depois de entrar no mercado de eletrificados com o Stonic, um SUV compacto híbrido, a Kia é outra marca que também pretende vender um carro 100% elétrico no Brasil. O modelo mais cotado é o EV6, um utilitário com estilo abusado que tem tudo para dar trabalho ao Volvo XC40 Recharge Pure Electric. Segundo a Kia, o carro consegue rodar até 510 km com uma carga inteira de energia.

São dois pacotes de bateria, de 58 kWh ou 77,4 kWh. Na configuração com maior capacidade, que deve ser importada para cá, o carro pode render 229 cv ou 325 cv. Apostamos nessa variante mais forte, que é compatível com sistemas de recarga ultrarrápida de 800V - a mesma tecnologia de Porsche Taycan e Audi RS e-tron GT. Ou seja, o EV6 consegue recuperar 80% da capacidade em 18 minutos.

Kia EV6 é mais um SUV elétrico de luxo que tem boa autonomia e design como ponto forte
Crédito: Reprodução
toggle button

8. Volkswagen ID.3 e ID.4

A lista já passou faz tempo de dez carros como prometemos, mas não temos como deixar de falar da dupla de elétricos da Volks, os irmãos ID.3 e ID.4 que conhecemos ao longo de 2021 e devem começar a ser vendidos este ano. O ID.3 é um hatch, menor, mais barato e concorre diretamente com o Chevrolet Bolt que você viu acima. É a grande aposta da VW para o futuro.

Já o ID.4 é um SUV do tamanho de um Taos. Ambos os modelos elétricos da VW compartilham o conjunto mecânico, composto por um motor de 204 cv e 31,6 kgf.m. Só que o ID.4 tem um pacote de baterias maior, de 77 kWh, e por conta disso é 390 kg mais pesado que o ID.3 - chega a 2.660 kg. Resultado: tem maior autonomia, já que alcança 522 quilômetros no ciclo WLTP (o ID.3 roda até 420 km).

9. Porsche Taycan GTS

O Porsche Taycan já está à venda no Brasil há algum tempo, mas uma nova versão do esportivo 100% elétrico da marca chega ao país este ano. Falamos da GTS, intermediária, que será posicionada entre a 4S e a Turbo. O carro chega a 598 cv no modo de arrancada (são 517 cv em condições normais) e tem e 504 km de autonomia. Ainda não começou a ser entregue, mas já tem preço: R$ 805 mil.

Porsche Taycan 2022 (2) carros elétricos

10. Volvo C40

Esperado já há algum tempo, será em 2022 que veremos o Volvo C40 nas ruas. O modelo usa o conhecido conjunto do XC40 - que passou a ser totalmente elétrico há algumas semanas e aposentou as versões híbridas - e até oferece estilo parecido com o do SUV, mas com o diferencial de ter caimento traseiro de cupê.

São quase 400 cv e 70 kgf.m de torque, o que resulta em 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e autonomia de 420 quilômetros. É outro modelo da marca sueca que deve apostar em novas tecnologias, como não ter um botão de partida (é só entrar e pôr o câmbio em "D") e também dispor do sistema operacional Android com assistente inteligente pela central multimídia.

C40 Recharge será uma espécie de "XC40 cupê" e deve custar um pouco mais que os R$ 390 mil cobrados pelo SUV
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários
Wid badge