Dia Nacional do Fusca: veja curiosidades

Você sabe quem comprou o primeiro Fusca fabricado no Brasil?

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Evandro Enoshita
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Nesta sábado, 20 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional do Fusca. Cultuado mundialmente, o modelo da Volkswagen reúne muitas curiosidades que a maioria das pessoas desconhece.

Uma delas é que ainda existem quase centenas de milhares “besouros” nas ruas e avenidas do Estado de São Paulo, segundo o levantamento do Detran.SP (Departamento de Trânsito paulista).

 Em 2022, rodavam por São Paulo cerca de 650 mil Fusca;  10 mil eram placa preta - isto é, modelos de coleção
Credito Fusca Clube Do Brasil
Legenda: Em 2022, rodavam por São Paulo cerca de 650 mil Fusca;  10 mil eram placa preta - isto é, modelos de coleção
Crédito: Divulgação/Fusca Clube do Brasil
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Fusca brasileiro nasceu em 1959

Apesar da comemoração nacional no dia 20 de janeiro, o primeiro Fusca fabricado no Brasil com peças nacionais saiu da linha de montagem da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) em 3 de janeiro de 1959. Naquele ano foram vendidas 8.406 unidades do modelo, então chamado de Volkswagen Sedan.

Diferentemente do que muita gente acredita, o Dia Nacional do Fusca não tem uma ligação com a data do início da produção do Volkswagen. Foi um dia escolhido pelos membros do Sedan Clube, em 1989, para celebrar o besouro e marcar o encerramento da primeira série de eventos brasileiros em homenagem ao carrinho.

Primeira linha de montagem do "besouro" ficava no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo
Crédito: Reprodução
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Antes da nacionalização, entre 1953 e 1958, pouco mais de 2.200 Fuscas foram montados em um galpão no bairro paulistano do Ipiranga, com peças importadas da Alemanha. Na época, a escassez de fornecedores de componentes era o grande desafio da Volkswagen para atingir os 54% de grau de nacionalização exigidos por lei.

Fusca era equipado com o motor boxer (quatro cilindros opostos) refrigerado a ar, de 1.2 litro a gasolina, que entregava modestos 36 cv de potência e levava o “besouro” aos 110 km/h de velocidade máxima. O câmbio manual de quatro marchas não tinha sincronizador (a primeira marcha só podia ser engatada com o carro parado).

Família Matarazzo comprou o primeiro

primeiro Fusca nacional foi adquirido no dia 7 de janeiro de 1959 pelo empresário Eduardo Andrea Matarazzo, que comprou o carro em uma concessionária no bairro de Santo Amaro por 471.200 cruzeiros, o equivalente a cerca de R$ 200 mil em valores atualizados. A abastada família Matarazzo ainda comprou mais 29 "besouros".

Linha de produção do Fusca: o primeiro modelo nacional foi comprado pelos Matarazzo em janeiro de 1959
Crédito: Reprodução
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Desde então, o Fusca fez parte da história de milhões de brasileiros. Foram cerca de 3,3 milhões de unidades produzidas no Brasil entre 1959 e 1986, marca que o colocou na liderança do mercado nacional durante 24 anos. O posto de carro preferido dos brasileiros foi perdido somente em 1987, para o Gol.

A fabricação do modelo em São Bernardo do Campo (SP) chegou a ser retomada, entre 1993 e 1996, a pedido do então Presidente da República Itamar Franco. Mas o “Fusca Itamar” não fez o sucesso esperado devido à concorrência de modelos mais modernos e com preços mais competitivos.

Modelo recebeu apelido de "Fusca Itamar" quando produção foi retomada a pedido do então presidente
Crédito: Divulgação
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Mundialmente, o Fusca vendeu mais de 21,5 milhões de exemplares. O México foi o último país a encerrar a fabricação do modelo, na fábrica de Puebla, em 2003.

As “reencarnações” modernas do Fusca, conhecidas como New Beetle e Novo Fusca, também tiveram produção mexicana, finalizada em 2019 com uma série especial destinada aos Estados Unidos.

Reestilização do "besouro" deu origem ao Novo Fusca, cuja produção foi finalizada em 2019 no México
Crédito: Divulgação
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Outras curiosidades sobre o Volkswagen Fusca

  • Fusca é tão icônico que tem dois dias para chamar de seu. No dia 20 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional do Fusca. Já no dia 22 de junho é celebrado o Dia Mundial do modelo.
  • Seu passado é sombrio, pois o carro foi encomendado por ninguém menos que Adolf Hitler para ser um carro acessível para os alemães dos anos 1940 e 1950.
  • O pai do Fusca, no entanto, é um homem chamado Ferdinand Porsche. Reconhece o sobrenome? Pois é, depois de criar o "besouro", Ferdinand criou a Porsche, uma das marcas de carros esportivos mais consagradas no mundo.
  • Com 21.529.464 unidades produzidas, o Fusca ainda é um dos carros mais vendidos da história. A última unidade produzida de acordo com o projeto original foi feita em 2003, no México.
  • Os primeiros Fuscas chegaram ao Brasil em 1950 importados da Alemanha. A produção nacional começou no dia 3 de janeiro de 1959.
  • As primeiras unidades do Fusca vendidas no Brasil chegaram em 1950 importadas da Alemanha
    Crédito: Reprodução
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    • Em 1986, 30% de todos os carros do Brasil eram Fuscas. Foi o modelo mais vendido no país por 23 anos consecutivos (1959 a 1982).
    • Originalmente, o Fusca se chamava Volkswagen Sedan. O nome Fusca foi adotado pelo povo e usado oficialmente pela Volkswagen posteriormente.
    • Fusca é o único carro do mundo que deixou de ser produzido e voltou exatamente da mesma maneira. Foi descontinuado em 1986 por já ser velho em relação aos concorrentes da época, como Chevrolet Chevette, Fiat Uno e o próprio Volkswagen Gol, entre outros. Mas voltou em 1993 para atender um pedido do então Presidente da República Itamar Franco, que apostava em carros populares para impulsionar a indústria. Não deu muito certo e o Fusca saiu definitivamente de linha em 1996.
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