Você viu ontem aqui no WM1 que a Ford vai lançar no Brasil, no dia 20 de maio, a inédita geração do Bronco Sport, um SUV médio com pegada aventureira que será importado do México e posicionado acima do Territory, que vem da China. Agora, vamos dissecar a versão Wildtrak, que foi escolhida pela empresa para ser vendida em nosso mercado. As fotos dessa reportagem são exclusivas.
O posicionamento concreto do novo modelo da Ford no mercado só poderá ser definido a partir da divulgação oficial do preço do modelo, ainda mantido a sete chaves pela montadora norte-americana, mas que será revelado até o fim do mês que vem. Mas já temos subsídios para estimarmos a "prateleira" onde o Ford Bronco Sport será colocado.
O Bronco Sport será uma espécie de alternativa off-road para quem busca um SUV aventureiro, bem raiz, mas que não tem grana para chegar em modelos mais caros de marcas premium, como o Discovery Sport, e carros maiores de fabricantes como BMW, Audi e Mercedes-Benz, entre outras.
Por ser de uma empresa generalista como a Ford e ter conjunto mecânico parecido, um de seus principais rivais será o Volkswagen Tiguan R-Line, que também é equipado com motor 2.0 turbo, câmbio automático e tração 4x4 - a diferença é que o carro da Volks tem pegada mais esportiva, enquanto o da Ford traz um aspecto mais lameiro.
O Bronco Sport ficará posicionado entre Territory (que vem da China) e Edge ST (importado do Canadá). Por aqui, pelo porte e conjunto mecânico, vai disputar mercado contra o Volkswagen Tiguan R-Line no que depender de seu preço, e também contra a linha de SUVs compactos de marcas europeias (BMW X1, Mercedes GLA, Audi Q3 e Volvo XC40).
A versão escolhida para vir ao nosso mercado será a Wildtrak, justamente a mais voltada para acampamentos e esses tipos de proposta. Em termos de tamanho, são 4,38 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,81 m de altura e 2,66 m de entre-eixos - praticamente o mesmo porte de um Jeep Compass, que tem 4,39 m, 1,82 m, 1,66 m e 2,64 m, respectivamente (o Bronco Sport só é mais alto).
O motor 2.0 turbo escolhido, da família EcoBoost (trata-se do mesmo conjunto que era utilizado pelo Fusion, porém recalibrado), tem 248 cv e 38 kgf.m de torque. Ele é ligado a um câmbio automático de oito marchas e a um sistema 4x4 com diferentes modos de condução, comandado por uma caixa personalizável chamada "Goat Modes".
De acordo com a Ford, as tecnologias de assistência ao motorista do Bronco Sport incluem piloto automático com stop and go e alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres. O veículo também será equipado com nove airbags.
O WM1 teve acesso ao carro há algumas semanas durante uma prévia que teve todos os protocolos de segurança e verificou a existência, também, dos seguintes recursos: sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres; alerta de colisão frontal com assistente de frenagem; alerta de tráfego cruzado; sinaleiro de ponto cego e sistema de manutenção do carro na faixa, pelo menos.
Por dentro, o Bronco Sport virá completo de série e não terá opcionais. Isso inclui ar-condicionado com saídas para o banco traseiro; tela flutuante com o sistema Sync de última geração e conexão com o app FordPass Connect; painel de instrumentos com tela digital central de 4,2 polegadas (com dois mostradores analógicos nas laterais); volante multifuncional com controles do piloto automático e do áudio, vidros elétricos nas quatro portas e coluna de direção ajustável em altura e profundidade.
Assim como o Mustang Mach1, apresentado pela Ford dias atrás, o Bronco Sport terá conexão com o aplicativo FordPass Connect, que permite que o carro possa receber comandos pelo celular, como travamento e destravamento das portas; partida remota para climatização da cabine e acionamento do alarme para localização.
O app, segundo a Ford, também ajuda o carro a planejar o reabastecimento de forma automática, agendar revisões na concessionária e informar em tempo real situações de tráfego por meio de notificações, bem como oferecer a última localização do veículo no momento em que foi desligado e até verificar a pressão dos pneus.
A versão Wildtrak, escolhida, tem uma série de recursos diferenciados no porta-malas - o vidro tem abertura independente do bagageiro, há um sistema de gerenciamento de carga feito por uma divisória (que pode se transformar em uma mesa), duas tomadas (de 110V e 12V), luzes próprias e até um abridor de garrafas.