A Dodge revelou nesta quarta-feira (21) o Dodge Challenger Black Ghost, mais um modelo especial da série especial de despedida "Last Call", que inclui também variações especiais do sedã Charger. O Black Ghost é o é o sexto de sete previstos.
O nome Black Ghost é o apelido de um Dodge Challenger RT SE de primeira geração, que ficou famoso nas corridas de rua de Detroit (EUA) nos anos 1970 e serviu de inspiração para essa edição de despedida.
O ponto de partida dessa encarnação "século 21" do Black Ghost foi o Challenger SRT Hellcat Redeye, reconhecido por sua carroceria com para-lamas alargados.
A carroceria pintada em preto brilhante ganhou um tratamento estético com elementos vindos do Challenger dos anos 1970 - como os logotipos, as faixas e as travas no capô -, e um revestimento no teto que imita a padronagem do couro de jacaré (nesse caso, de gosto discutível...).
O pacote de modificações passa também pelo cofre do motor. Sob o capô, o Challenger Black Ghost traz um dos propulsores mais insanos já vistos em um carro esportivo de produção no mundo: um 6.2 V8 Hemi que usa um compressor volumétrico para despejar 819 cv de potência. Para segurar essa cavalaria, o cupê tem freios Brembo com pinças de seis pistões.
Serão produzidas apenas 300 unidades da edição limitada, reservadas para concessionários selecionados. Os preços ainda não foram divulgados.
Esportivo veterano
Apesar de ainda impressionar pela cavalaria em doses... cavalares, o Dodge Challenger foi lançado em 2008 e é lembrado também como um dos carros mais antigos em produção nos Estados Unidos.
Mas, de lá para cá, enquanto o próprio Camaro e o Ford Mustang ganharam novas gerações, o Challenger permaneceu no mercado apenas com discretos retoques no visual e algumas novidades mecânicas realizadas pela marca.