Dodge mostra o futuro Charger SRT Daytona EV

Protótipo chamado Dodge Charger Daytona SRT Concept antecipa como poderá ser o futuro do clássico muscle car americano

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Dodge mostra o futuro Charger SRT Daytona EV
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de alguns meses e diria que até anos de espera, a Dodge decidiu revelar o formato final, ainda que em fase de conceito, do futuro Charger SRT Daytona.

O cupê, conforme antecipado há um ano aqui pelo WM1, também foi apresentado nesta semana com algumas surpresas: ele ronca alto - e segundo convidados que estiverem presente nesta quarta-feira (17) na pista M1 em Pontiac, Michigan, no 3º dia do evento Dodge Speed Week, o som é mais alto até que o de um carro a gasolina.

Vamos deixar abaixo deste parágrafo o vídeo oficial da live transmitida pela Dodge/Stellantis (em inglês) com a apresentação do carro. E que carro!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como é o novo Charger Daytona SRT

O nome do novo carro da Dodge é, obviamente, uma homenagem ao clássico Charger Daytona, de 1969, que em 1970 se tornou o primeiro automóvel da história a encostar na marca de 200 milhas por hora - ou 321,87 km/h em conversão direta.

De acordo com executivos da empresa, apesar de ter sido mostrado como conceito, o carro não deverá mudar muito em sua versão final de produção, que deverá chegar ao mercado de fato em 2024, também conforme publicado aqui no WM1.

Dodge Charger SRT Daytona EV deve chegar ao mercado só em 2024
Crédito: Divulgação
toggle button

Roncador, o novo Charger SRT ganhou um sistema de escapamento exclusivo - o primeiro na história da indústria automotiva feito diretamente para EVs - chamado de Fratzonic, capaz de "berrar" a 126 decibéis. Para termos noção, o ronco de um motor V8 a combustão, normalmente, varia entre 120 e 130 decibéis.

Vejam as imagens e notem que entre os conjuntos de faróis e lanternas aparece um logo diferente, meio triangular. Este é o emblema da Fratzog, que estampou veículos da Dodge entre 1962 e 1976 - nome que, como é possível de se imaginar, também serviu de inspiração para a nomenclatura do sistema de exaustão detalhado acima, o Fratzonic.

 Nome do novo carro é, obviamente, uma homenagem ao clássico Charger Daytona, de 1969
Dodge Charger SRT Daytona EV
Legenda: Nome do novo carro é, obviamente, uma homenagem ao clássico Charger Daytona, de 1969
Crédito: Divulgação
toggle button

Ele será esportivo!

Não é só isso. Segundo a mídia especializada que estava no evento, o novo muscle car ainda prevê trocas de marchas por escalonamento (como faz Porsche Taycan e os modelos da Tesla) e números de desempenho ainda melhores que os de um Hellcat, que usa motor V8 Supercharger a combustão.

Por ora, a única informação divulgada pela Dodge é de que o futuro cupê esportivo elétrico terá como base um sistema elétrico de 800 volts chamado Banshee, que é parecido com os que são utilizados pelo Porsche Taycan e pelos modelos da GM feitos sobre a plataforma Ultium. Não há, portanto, dados de potência e torque.

Modelo promete fazer feliz o futuro dos apaixonados por muscle cars, roncando alto e andando muito
Crédito: Divulgação
toggle button

Mas já sabemos que o Charger Daytona SRT poderá ser recarregado em instalações de 350 kW e que terá um botão para liberar um overboost, que será chamado de PowerShot. Segundo a Dodge, serão quatro modos de condução: Slam (Lançamento), Drag (Arrancada), Donut (Fritada) e Drift (sim, drift!).

Isso significa que o carro promete fazer muita curva de lado e conseguir dar "zerinhos", mesmo que seja equipado com sistema de tração integral. Como uma espécie de "spoiler" do que vem por aí, a marca afirmou que o muscle car terá rodas de 21 polegadas e sistema de freio da grife Brembo, algo bem inusitado em se tratando de um carro elétrico.

Painel chama a atenção pelo nível de tecnologia embarcada e pelas luzes de LED em toda a volta
Crédito: Divulgação
toggle button

Interior futurista

Muito louca a cabine do novo Charger! Um filete grande e envolvente de LED percorre todo o interior e contorna as duas telas digitais que ficam à frente do motorista - uma de 16 polegadas que representa o quadro de instrumentos e outra de 12,3 polegadas que fará todas as funções da central multimídia.

Note que até os bancos serão diferenciados e terão formato esportivo, ainda que as fotos reveladas pela empresa estejam escuras e escondam alguns detalhes. Segundo o material divulgado pela Dodge, o revestimento vai mesclar couro sintético com fibra de carbono, pensando obviamente no alívio de peso. O teto ainda promete uma tecnologia translúcida, como vimos no BMW iX.

Teto do novo Charger promete tecnologia translúcida, como já vimos no SUV BMW iX
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários