Depois de alguns meses e diria que até anos de espera, a Dodge decidiu revelar o formato final, ainda que em fase de conceito, do futuro Charger SRT Daytona.
O cupê, conforme antecipado há um ano aqui pelo WM1, também foi apresentado nesta semana com algumas surpresas: ele ronca alto - e segundo convidados que estiverem presente nesta quarta-feira (17) na pista M1 em Pontiac, Michigan, no 3º dia do evento Dodge Speed Week, o som é mais alto até que o de um carro a gasolina.
Vamos deixar abaixo deste parágrafo o vídeo oficial da live transmitida pela Dodge/Stellantis (em inglês) com a apresentação do carro. E que carro!
O nome do novo carro da Dodge é, obviamente, uma homenagem ao clássico Charger Daytona, de 1969, que em 1970 se tornou o primeiro automóvel da história a encostar na marca de 200 milhas por hora - ou 321,87 km/h em conversão direta.
De acordo com executivos da empresa, apesar de ter sido mostrado como conceito, o carro não deverá mudar muito em sua versão final de produção, que deverá chegar ao mercado de fato em 2024, também conforme publicado aqui no WM1.
Roncador, o novo Charger SRT ganhou um sistema de escapamento exclusivo - o primeiro na história da indústria automotiva feito diretamente para EVs - chamado de Fratzonic, capaz de "berrar" a 126 decibéis. Para termos noção, o ronco de um motor V8 a combustão, normalmente, varia entre 120 e 130 decibéis.
Vejam as imagens e notem que entre os conjuntos de faróis e lanternas aparece um logo diferente, meio triangular. Este é o emblema da Fratzog, que estampou veículos da Dodge entre 1962 e 1976 - nome que, como é possível de se imaginar, também serviu de inspiração para a nomenclatura do sistema de exaustão detalhado acima, o Fratzonic.
Não é só isso. Segundo a mídia especializada que estava no evento, o novo muscle car ainda prevê trocas de marchas por escalonamento (como faz Porsche Taycan e os modelos da Tesla) e números de desempenho ainda melhores que os de um Hellcat, que usa motor V8 Supercharger a combustão.
Por ora, a única informação divulgada pela Dodge é de que o futuro cupê esportivo elétrico terá como base um sistema elétrico de 800 volts chamado Banshee, que é parecido com os que são utilizados pelo Porsche Taycan e pelos modelos da GM feitos sobre a plataforma Ultium. Não há, portanto, dados de potência e torque.
Mas já sabemos que o Charger Daytona SRT poderá ser recarregado em instalações de 350 kW e que terá um botão para liberar um overboost, que será chamado de PowerShot. Segundo a Dodge, serão quatro modos de condução: Slam (Lançamento), Drag (Arrancada), Donut (Fritada) e Drift (sim, drift!).
Isso significa que o carro promete fazer muita curva de lado e conseguir dar "zerinhos", mesmo que seja equipado com sistema de tração integral. Como uma espécie de "spoiler" do que vem por aí, a marca afirmou que o muscle car terá rodas de 21 polegadas e sistema de freio da grife Brembo, algo bem inusitado em se tratando de um carro elétrico.
Muito louca a cabine do novo Charger! Um filete grande e envolvente de LED percorre todo o interior e contorna as duas telas digitais que ficam à frente do motorista - uma de 16 polegadas que representa o quadro de instrumentos e outra de 12,3 polegadas que fará todas as funções da central multimídia.
Note que até os bancos serão diferenciados e terão formato esportivo, ainda que as fotos reveladas pela empresa estejam escuras e escondam alguns detalhes. Segundo o material divulgado pela Dodge, o revestimento vai mesclar couro sintético com fibra de carbono, pensando obviamente no alívio de peso. O teto ainda promete uma tecnologia translúcida, como vimos no BMW iX.