Com 2.414 veículos comercializados no mês passado, o Dolphin Mini foi o 11º carro mais vendido do Brasil no varejo, ficando logo atrás do HB20, décimo colocado, com 2.610 emplacamentos, e à frente do Argo, que com 1.818 exemplares novos emplacados foi somente o 16º no geral - levando em consideração automóveis de passeio e veículos comerciais leves, vale destacar.
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O Polo e o Onix ficaram um pouco mais distantes da ameaça do pequeno BYD. O modelo da Volkswagen foi o quinto carro mais comercializado no varejo em março com 3.761 exemplares, e o da Chevrolet foi o sétimo, com 2.961.
Quando olhamos para o acumulado do ano neste formato de venda (varejo), nos três primeiros meses de 2025 o Dolphin Mini soma 6.409 emplacamentos, o que garante ao BYD a 12ª posição no geral. Neste cenário o hatch subcompacto importado da China ainda fica atrás do Polo, terceiro colocado com 10.876 emplacamentos; Onix, sétimo com 9.755 unidades comercializadas; e HB20, nono com 8.695 carros emplacados no período.
O Argo, que em março surpreendeu a todos e foi o segundo carro mais emplacado do Brasil levando em consideração a soma das vendas diretas e das vendas no varejo, ficando atrás somente da Fiat Strada, aparece só na 19ª colocação com 5.330 unidades comercializadas, exatamente o mesmo número da Fiat Toro.
Por que o Dolphin Mini é tão competitivo no varejo?
A boa colocação do Dolphin Mini no varejo se deve a fatores estratégicos de cada marca. Com produção local e grandes volumes, Volkswagen, Chevrolet, Hyundai e Fiat têm nas vendas diretas, e não no varejo, o principal objetivo para seus hatches. A BYD, por trazer o Dolphin Mini importado da China, tem um número muito mais restrito de unidades para ofertar no mercado brasileiro, então opta pelas vendas no varejo, que são mais lucrativas.Para se ter uma ideia, nas vendas diretas o Argo foi o segundo carro mais comercializado, com 6.429 emplacamentos; o Polo foi o quinto com 4.512; o HB20 o sétimo com 3.512; e o Onix o nono com 2.787 unidades emplacadas em março. O Dolphin Mini registrou somente 18 vendas diretas.
Veja os 10 carros mais vendidos em março de 2024 no varejo:
- 1. Honda HR-V - 4.528 unidades
- 2. Toyota Corolla Cross - 3.947 unidades
- 3. Hyundai Creta - 3.919 unidades
- 4. Volkswagen T-Cross - 3.791 unidades
- 5. Volkswagen Polo - 3.608 unidades
- 6. Fiat Strada - 3.254 unidades
- 7. Chevrolet Onix - 2.961 unidades
- 8. BYD Song - 2.726 unidades
- 9. Chevrolet Tracker - 2.716 unidades
- 10. Hyundai HB20 - 2.610 unidades
Veja os 10 carros mais vendidos em 2025 no varejo:
- 1. Hyundai Creta - 13.125 unidades
- 2. Honda HR-V - 12.773 unidades
- 3. Volkswagen Polo - 10.876 unidades
- 4. Volkswagen T-Cross - 10.714 unidades
- 5. Fiat Strada - 10.607 unidades
- 6. Chevrolet Tracker - 10.059 unidades
- 7. Chevrolet Onix - 9.755 unidades
- 8. Toyota Corolla Cross - 9.295 unidades
- 9. Hyundai HB20 - 8.695 unidades
- 10. BYD Song - 8503 unidades
Dolphin Mini reina absoluto entre os 100% elétricos
Quando afunilamos a análise somente para os carros 100% elétricos, o BYD Dolphin Mini reina absoluto no varejo com seus 2.414 emplacamentos em março. Seu irmão maior, o Dolphin, aparece na segunda posição com 796 unidades comercializadas, uma diferença impressionante de 1.618 exemplares, o que mostra claramente o domínio do veículo de entrada da BYD no Brasil.Dolphin Mini: resumo
O Dolphin Mini é o modelo de entrada da BYD no mercado brasileiro. Desde o início de 2025, o preço parte de R$ 118.800 na opção para quatro pessoas, e de R$ 122.800 na versão para cinco ocupantes.
O subcompacto tem apenas 3,78 metros de comprimento, 1,72 metro de largura, 1,58 metro de altura, e até interessantes 2,50 metros de distância entre os eixos. O porta-malas tem capacidade para 230 litros - não é muito, mas está em sintonia com as dos demais hatches.
O BYD Dolphin Mini é 100% elétrico. Nas duas configurações o conjunto motriz é o mesmo: um motor dianteiro que gera 75 cv de potência e 13,8 kgf.m de torque. A bateria de 38 kWh proporciona autonomia de 280 quilômetros. A tração é dianteira.
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