O canal de notícias da Webmotors

Dono de Tesla perde a CNH por dormir ao volante

Com o Autopilot acionado, o motorista rodava por rodovia alemã a 110 km/h até ter o seu sono interrompido pela polícia

por Evandro Enoshita

O sistema de direção semiautônomo dos carros da Tesla pode até se chamar Autopilot, mas não é capaz de dispensar totalmente o motorista. Mesmo assim, muitos motoristas ainda insistem em brincar com a própria segurança.
Recentemente, um alemão de 45 anos teve a sua habilitação suspensa ao ser flagrado dormindo ao volante de um automóvel da marca americana. O caso aconteceu no dia 28 de dezembro, em uma rodovia da região de Bamberg (Alemanha).
Durante uma abordagem de rotina, o condutor ignorou os sinais de parada da polícia e o veículo seguiu na pista, a uma velocidade de 110 km/h e com o Autopilot acionado. Ao observar o interior do Tesla, os policiais rodoviários notaram que o condutor estava de olhos fechados e sem as mãos no volante.
Depois de 15 minutos de perseguição e tentativas de contato, o motorista acordou e seguiu as ordens dos policiais. No interior do veículo, os agentes encontraram ainda um equipamento feito para burlar a segurança do Autopilot, que checa constantemente se o condutor está com as mãos no volante.
O motorista foi indiciado por direção perigosa e teve a carteira de habilitação suspensa.

Carro autônomo, mas nem tanto

Apesar do avanço dos sistemas de direção semiautônoma como o Autopilot, a eletrônica ainda não é capaz de assumir totalmente o controle do automóvel.
De acordo com a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), os autônomos são divididos em seis níveis (de 0 a 6), sendo que o sexto nível é o carro 100% autônomo.
Dentro dessa escala, o Autopilot é um sistema de nível 2, que é o padrão na grande maioria dos carros com direção semiautônoma. Regula automaticamente a velocidade e mantém o veículo na faixa. Mas não é capaz de lidar com condições climáticas ou de piso adversas.
Os sistemas mais atuais disponíveis em carros de produção - e mesmo assim, em uns poucos mercados selecionados -, são os de nível 3, no qual a eletrônica é capaz de assumir totalmente o controle do veículo em determinadas situações.
É o caso do Drive Pilot, da Mercedes-Benz, que pode assumir o controle do veículo em velocidades de até 60 km/h e em vias autorizadas. E, mesmo assim, exige a atenção do condutor para retomar o controle caso seja necessário.
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.

Comentários

Carregar mais