Como parte da "festa de aniversário", a Ducati lançou em parceria com a fabricante de óculos esportivos Carrera Eyewear uma coleção exclusiva com 60 modelos - um para cada ano de estrada da moto. Os óculos serão vendidos apenas nos Estados Unidos e na Europa.
Porém, mais importante do que isso, o Museu Ducati apresenta a exposição "Scrambler 60th" para valorizar a história da moto. A mostra já está funcionando e exibe não só as várias versões da Scrambler, mas também versões customizadas e peças de lifestyle. Os visitantes, inclusive, podem deixar "recadinhos" em papéis tipo "post-it" colados no muro estilizado erguido na área.
Uma pitada de história
A Scrambler foi lançada inicialmente em 1962, já como uma "funbike" e sob o slogan "Land of Joy" - terra da diversão, em tradução livre. Foi criada a pedido dos Berliner Brothers, então importadores de motos italianas nos Estados Unidos.Eles queriam um modelo que atendesse à então crescente demanda local por motocicletas leves, ágeis e fáceis de pilotar. Essa primeira geração da Scrambler ficou em linha até 1975.
Segundo conta a Ducati, a moto rapidamente fez sucesso não só por suas características técnicas, mas também por seu estilo e "sintonia com a atitude não-conformista e rebelde da época".
A segunda geração, lançada em 2015, teve várias versões - Icon, Urban Enduro, Full Throttle, Street Classic, Classic, Mach 2.0, Track PRO, Café Racer, Desert Sled, Sixty2 e Icon Dark. Mais tarde ainda viriam as Scrambler 1100 Tribute PRO, Urban Motard e Nightshift.
A Scrambler no Brasil
A funbike foi lançada no mercado brasileiro em 2016 e é vendida por aqui desde então. Nesse meio tempo, foi comercializada por importadores independentes e, depois, pela própria Ducati - que firmou operação própria no país em 2012. Sim, lá se vão 10 anos! Atualmente só a versão Icon é vendida por aqui, com preço inicial de R$ 64.990.A moto é nervosinha: tem motor com dois cilindros e L de 803 cm³, que rende 73 cv de potência a 8.250 rpm e 6,7 kgf.m de torque a 5.750 rpm. Com câmbio de seis marchas, pesa apenas 173 quilos (a seco) e leva 13,5 litros de combustível no tanque. Dá para um bocado de diversão!
Quer mais? A marca divulgou um divertido vídeo comemorativo dos 60 anos da Scrambler.
Comentários