Aqui no WM1 temos acompanhado atentamente o desenvolvimento da moto elétrica V21L, da Ducati. Mostramos, por exemplo, como foram seus testes em pista, já que será a moto oficial do Campeonato Mundial de MotoE em 2023. Mais do que isso, porém, a V21L também dá pistas de como poderá ser (e será!) uma futura moto elétrica da Ducati para as ruas. E eis que a marca italiana revelou essa semana mais algumas especificações da moto, que ainda é tratada como um protótipo - afinal, certamente passará por mais alguns aprimoramentos até estrear nas corridas.
O visual é o que já vimos antes: muito esportivo, com uma roupagem cuidadosamente desenvolvida para proporcionar o menor arrasto aerodinâmico possível. Então temos uma frente bem "bicuda", carenagens frontal e laterais bem fechadas, bolha (pára-brisa), para-lamas curtos e rentes ao pneu, banco monoposto e rabeta curta e empinadíssima. Uma beleza de moto, sem dúvida!
Escondido por tudo isso vai um motor elétrico capaz de girar a incríveis 18.000 rpm e gerar o equivalente a 150 cv de potência com 14 kgf.m de torque. Alimentado por uma bateria de 18 kWh (cuja tomada de carregamento fica na rabeta), permite que a moto chegue à velocidade máxima de 275 km/h, conforme aferido em testes no Circuito de Mugello, na Itália.
Falando em bateria, a da V21L tem um formato exótico para se encaixar perfeitamente no quadro e pesa 110 quilos - quase a metade do peso total da moto, de 225 quilos. Um sistema de resfriamento líquido com circuito duplo especialmente criado para a V21L garante que a recarga possa ser feita assim que a moto entre na garagem, sem necessidade de esperá-la esfriar. O tempo de recarga estimado é de 45 minutos para recompletar 80% da carga da bateria.
Outras especificações importantes da V21L são a caixa de fibra de carbono da bateria, o quadro monocoque de alumínio de 3,7 quilos, a balança traseira também de alumínio pesando 4,8 quilos e o subquadro traseiro de fibra de carbono.
Já a suspensão dianteira tem garfos invertidos Öhlins NPX 25/30 derivados dos usados na Superleggera V4, enquanto o monochoque traseiro é Öhlins TTX36, totalmente ajustável. Sobre a mesa superior, mais um Öhlins - o amortecedor de direção. Os freios são Brembo, com discos de aço - diâmetro de 338,5 mm na frete e 220 mm atrás.
A V21L segue em desenvolvimento, tocado em conjunto pela equipe Ducati Corse (a divisão da marca para competições) e pelos engenheiros de Borgo Panigale. Já o piloto de testes tem sido o conhecido Emanuelle Pirro.