O canal de notícias da Webmotors

Ducati revela as novas Streetfighter V4 e V4 SP2

A furiosa naked italiana foi atualizada com melhorias no chassi e na parte eletrônica, e agora tem versão para as pistas

por Alexandre Ciszewski

A Ducati atualizou sua motocicleta Streetfighter V4 com aprendizados da Panigale V4, incluindo uma configuração de chassi atualizada, eletrônica mais sofisticada e um modelo SP2 topo de linha focado para as pistas.

Desempenho da Ducati Streetfighter V4

A moto é basicamente uma Panigale V4 sem carenagens: tem guidão alto e largo, pesa 178 quilos, e tem o motor Desmosedici Stradale de 1.103 cm³, que rende 208 cv a 13.000 rpm e 12,5 kgf.m de torque. A maior mudança está realmente nos modos de pilotagem "emprestados" da Panigale. São quatro os modos de entrega de potência: full, high, medium e low.

Todos foram recalibrados e praticamente fazem o que dizem na lata, com a maior mudança sendo nos modos high e medium, que têm curvas de torque marcha a marcha. A Ducati também adicionou um modo wet, para piso molhado - uma omissão um tanto surpreendente até agora, que sem dúvida será útil para os proprietários que pilotam suas motos em dias chuvosos.

Com esses modos recalibrados vem uma nova configuração de painel (Track Evo), também um "presente" da Panigale, que imita o layout das motos de competição. Há também um novo software de freio-motor (quer um palpite de onde eles o copiaram?), além de uma atualização para o quickshifter, o dispositivo que permite trocar as marchas sem usar a embreagem nem aliviar o acelerador.

Chassi da nova Streetfighter V4

Para as mudanças no chassi, a Ducati mais uma vez olhou para a Panigale. O V4S vem com garfos Öhlins NIX30 semiativos e um amortecedor TTX36, com o braço oscilante 4 mm mais alto. O tanque de combustível também é da Panigale - ou seja, ganhou um litro e agora tem capacidade total para 17 litros. O novo tanque também muda a forma como o piloto se apoia nas frenagens fortes.

Também para dar um ar ainda mais esportivo, as novas Ducati Streetfighter V4 S serão entregues com o assento e os apoios para os pés do garupa desmontados, na caixa. Provavelmente a moto virá com uma chave Allen para que os proprietários montem esses itens se forem levar alguém para passear. A V4S também está disponível em uma nova cor, batizada de Cinza Nero.

Ducati Streetfighter V4 SP2

A versão Streetfighter V4 SP2 não poderia chegar em hora melhor. Não tem nem uma semana que a BMW tentou conquistar a coroa supernaked com a nova M 1000 R, e a marca italiana conseguiu uma superação de última hora.

Então, o que é a Streetfighter V4 SP2? Basicamente uma V4 mais sofisticada, com aros das rodas em fibra de carbono e cinco raios (economizando 1,4 quilo), pinças dianteiras Brembo Stylema R e embreagem a seco STM-EVO SBK.

Os modelos Ducati Streetfighter V4 e V4 S estarão disponíveis em todas as concessionárias europeias a partir de janeiro de 2023 - para o Brasil, ainda não há previsão. Já a versão V4 SP2 chegará lá fora a partir de março de 2023 e será vendida apenas sob encomenda no mercado brasileiro.
foto

A gama de cores é composta pelo vermelho Ducati Red e pela nova pintura Cinza Nero, que estará disponível apenas para a versão “S”. O modelo SP2 terá também a cor Winter Test, que é um preto fosco inspirado nos modelos de teste do SBK e da MotoGP.

Comentários

Carregar mais