A Ducati Scrambler 2023 foi lançada esta semana no Salão de Milão, na Itália, com pequenas atualizações técnicas e mudanças estilísticas em três versões diferentes: Icon, Nightshift e Full Throttle. A motocicleta será lançada no Brasil, mas ainda sem versões e data definidas.
Não é nenhuma surpresa que a Scrambler 2023 ainda é equipada com o motor Desmodue de dois cilindros de 74 cv de potência máxima, mas agora tem novas capas para a embreagem e alternador (menores que a anterior) que apresentam um logotipo “X”. A própria embreagem agora tem oito discos e é mais leve, exigindo um acionamento mais suave da alavanca.
Além disso, o motor atual é 2,5 kg mais leve que o Desmodue da geração anterior da Scrambler, o que contribui para que a moto seja quatro quilos mais leve. Outras economias de peso estão no chassi, que tem um novo braço oscilante que é combinado com um amortecedor traseiro posicionado mais centralizado do que antes.
A marca também afirma a Ducati Scrambler 2023 ganhou mais esportividade graças à separação do subchassi traseiro do chassi principal e a um componente da transmissão montado em rolamento, que permite mudanças de marcha mais suaves.
Eletronicamente, a moto agora tem acelerador ride by wire, assim como controle de tração e dois modos de pilotagem selecionáveis: Road e Wet. O ABS otimizado para curvas vem como padrão e há capacidade de instalação de quickshift, embora esse item seja padrão apenas em um dos três modelos. Agora é hora de detalhar cada uma das versões da nova Scrambler.
A primeira das configurações é a Icon, que traz um novo tanque para 2023, que, segundo a marca, é o elemento que dá forma ao conceito de customização da Icon, e parte disso são as peças coloridas, que são capas substituíveis. Da mesma forma, as tampas dos faróis, as etiquetas das rodas e os para-lamas são substituíveis.
Há também seis novas cores para a Scrambler Icon 2023, que são intercambiáveis em diferentes componentes cosméticos e permitem que nove cores diferentes sejam aplicadas à moto.
Ergonomicamente, a Icon em particular apresenta uma posição de guidão mais baixa que também está mais próxima do piloto; e o assento agora é afunilado em um visual mais aerodinâmico.
A Scrambler Nightshift é a versão mais elegante entre as propostas da linha Ducati Scrambler 2023. O banco deste modelo é mais “refinado” e, de acordo com a Ducati, projetado para apontar para um estilo café racer com couro escuro costurado.
A Scrambler Nightshift também possui placas laterais, um para-lama dianteiro mínimo, nenhum para-lama traseiro e pequenos indicadores de LED.
As rodas para 2023 agora estão totalmente escurecidas, enquanto a carroceria é da cor “Nebula Blue”; e a Nightshift apresenta características ergonômicas semelhantes às anteriores, com guidões de seção variável que são planos e espelhos nas extremidades.
Por fim, temos a versão Full Throttle, que é o único modelo que vem com o já mencionado quickshifter como item padrão. A versão também possui placas de matrícula com o número 62 colocadas na moto (como um aceno para as origens da Scrambler em 1962) e uma placa com estilo flat-track.
A motocicleta é a mais esportiva da linha 2023, até mesmo no assento, e também por causa da pintura “GP19 Red/Dark Stealth” inspirada nas competições, um para-lama dianteiro encurtado, sem para-lama traseiro e etiquetas de roda vermelhas.
O tema de corrida continua com a Scrambler Full Throttle graças a um escape Termignoni, indicadores LED da Ducati Performance e uma posição de pilotagem mais esportiva.