E aí, o que é necessário para ser chamado de SUV?

Utilitários esportivos precisam atender a uma série de requisitos para serem classificados desta forma. Veja quais são

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Lucas Cardoso
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A sigla SUV vem assumindo, há pelo menos 10 anos, um papel de relevância no mercado automotivo. Preferência no gosto dos compradores mundo afora e também no Brasil, o segmento tomou lugar de minivan, peruas e outros tipos em uma subida vertiginosa. Mas nem todos sabem, de fato, o que define um carro para que possa ser classificado como "SUV".

Suv Inmetro Gráfico1
O gráfico acima mostra os principais critérios que o carro deve atender para ser classificado como SUV
Crédito: Reprodução
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Na prática, a sigla vem de "Sport Utility Vehicle", ou, em tradução livre, "Veículo Utilitário Esportivo". O nome significava, inicialmente, que esses modelos tinham como proposta serem carros com proposta similar a das picapes - ou seja, ter boa capacidade de "carga" e, ao mesmo tempo, um certo temperamento esportivo.

Tanto era assim que, no início, os SUVs tinham chassi, assim como acontece com a maioria das picapes médias e grandes - as compactas e as intermediárias, como a Toro, são montadas sobre monobloco. Outra característica comum entre os segmentos era que quase todos os modelos tinham tração 4x4.

Com proposta luxuosa e versátil, o Range Rover de 1970 é considerado um dos primeiros SUVs modernos
Crédito: Divulgação
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Mudanças

Mas essas características não eram regras escritas em lugar nenhum, então mudaram com o passar dos anos. O objetivo era sempre agradar o público ao entregar um carro mais alto, capaz de superar alguns obstáculos, e com um porte maior. A robustez também deixou de ser a principal exigência, e muitos modelos tiveram que se sofisticar para realmente serem competitivos.

De certa forma, o segmento dos SUVs foi se modificando e tomando mais formas. Vieram os crossovers, como o Nivus, que tem formas de SUV, mas mescladas com linhas de cupê, entre outros.

Lexus RX: os SUVs deixaram de ser carros apenas com propostas similares às dos utilitários
Crédito: Divulgação
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O que precisam?

Mas então, como descobrir que um carro é mesmo um SUV? A resposta está nas dimensões do carro. A primeira delas é que a distância da parte inferior do veículo em relação ao solo (o chamado vão livre) precisa ser de 20 cm ou mais. Além disso, o tal vão livre na área imediatamente abaixo dos eixos precisa ser de 18 cm.

A lista inclui ainda números mínimos para os ângulos de ataque e de saída - que devem ser de 23° e 20°, respectivamente. Há ainda a diferenciação entre um SUV compacto e um grande. Segundo o Inmetro, no primeiro caso o veículo deve ter no máximo 8 metros quadrados de área.

Lançado em 1946, o Chevrolet Suburban foi um dos primeiros veículos chamados de SUV - e segue à venda até hoje
Crédito: Reprodução
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Já para ser um utilitário esportivo grande, basta estar acima dessa medida. É bem parecido com o que é feito na medida de área de imóveis. É basicamente isso. Se estiver dentro de todas essas regras, o carro pode ser considerado um SUV. Simples, não é?

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