É, foi-se o tempo em que o Land Rover Defender era aquele brucutu off-road com carroceria de alumínio, grande por fora e meio apertado por dentro, sem luxos e cujo conforto de rodagem era bem limitado.
De lá para cá a Land Rover assumiu um posicionamento de marca cada vez mais premium, se dedicou a criar modelos cada vez mais sofisticados e até mesmo o Defender virou um SUV de luxo. Agora, surge a versão mais potente de todos os tempos.
Para assumir esse posto, essa nova versão, batizada Defender Octa, tem motor fornecido pela BMW. É um V8 de 4.4 litros biturbo micro-híbrido, que entrega obtusos 635 cv de potência com até 81,5 kgf.m de torque. Resultado: zero a 100 km/h em apenas 4 segundos! Raras vezes o termo "utilitário esportivo" foi levado tão a sério.
Com o motor parrudo, o defender também sofreu alterações nas suspensões, que o deixaram 2,8 cm mais alto e 6,8 cm mais largo. Os quitutes incluem novos braços triangulares mais longos e robustos e amortecedores semi-ativos que reduzem as inclinações da carroceria na estrada e aumentam as capacidades off-road.
Na parte de assistências eletrônicas, o Defender Octa tem tudo aquilo que se espera (alertas de condução etc), mas especialmente um dispositivo que detecta a condição do piso e adapta parâmetros do carro, como direção, aceleração e suspensão - que também podem ser ajustados manualmente pelo motorista.
E, claro, também está a bordo o famoso seletor de modos de condução Terrain Response, com opções para areia, lama, grama, cascalho e neve, entre outros.
Visualmente o Octa se diferencia dos outro Defender por ter para-choques, rodas de 20 polegadas e grade dianteira exclusivas, além de arcos de roda alargados e escape quádruplo.
E o preço desse brinquedo? Bem, nos Estados Unidos, onde já começou a ser vendido, o Defender Octa custa US$ 167.800 - cerca de R$ 917 mil em conversão direta.