O encerramento das operações fabris da Ford do Brasil pegou muita gente de surpresa. E com ela, veio a confirmação do fim das vendas do EcoSport e do Ka. Com uma longa história de fabricação nacional, a marca americana terá um papel meramente importador, pelo menos nos próximos anos.
No comunicado, a marca informou que ambos os modelos serão vendidos até acabarem os estoques. Além dele, o Troller T4 é outro que sairá de cena.
Quinto carro mais vendido do Brasil em 2020, o Ka emplacou 67.491 unidades no último ano na versão hatch. A configuração sedã, por sua vez, vendeu 25.743 unidades. O modelo deve sair de cena definitivamente, já que o mercado de hatchs e sedãs compactos não tem margem financeira para a importação de modelos.
Sétimo SUV compacto mais vendido em 2020, o EcoSport emplacou 24.031 unidades. O modelo também sairá de linha ao final dos estoques, mas pode reaparecer no Brasil importado, em sua próxima geração, caso ela seja produzida na Argentina.
Ambos os modelos eram produzidos na fábrica de Camaçari, na Bahia, e deixarão um espaço vago em seus respectivos segmentos.