O elétrico Nissan Leaf foi a grande novidade no estande da montadora japonesa, pois sua venda já começou para todo o Brasil por R$ 178.400. Este é o elétrico mais vendido do mundo, com mais de 365 mil unidades comercializadas em 51 países.
A bateria, que é uma das grandes preocupações de quem quer ter um elétrico, tem capacidade de 40kWh, o que significa que ele pode rodar até 240 quilômetros sem precisar de uma tomada. Quando carregado em fonte de alta tensão, meia-hora é suficiente para que o veículo possa andar 140 km. Contudo, quando abastecido em corrente convencional, de 110V, são necessárias 16 horas.
O hatch tem 149 cv e 32,6 kgfm de torque. Esta é a segunda geração do modelo que e passa a contar com o E-pedal, que praticamente freia o carro quando o motorista tira o pé do acelerador. A frenagem tem grandeza de 0,2 g e se dá por meio do sistema de regeneração de energia, utilizando a resistência do motor elétrico.
O Leaf é o primeiro carro da Nissan a vir equipado com ProPilot Assist, assistente de direção que permite o veículo ler, através de radar e câmera, o tráfego em estradas e, assim, manter-se na faixa. A versão mais equipada tem bancos com aquecedor, alerta de ponto cego, sistema de áudio Boose e central multimídia de sete polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
O elétrico está disponível para teste em uma pista exclusiva da montadora dentro do evento. E por falar em veículos sustentáveis, a Nissan anunciou que em 2019 participará da Fórmula-E.
O híbrido X-Trail também marca presença no estande da marca, pois a montadora quer saber a opinião do público. Apesar de ter o mesmo porte de Hyundai ix35, Ford Territory e Jeep Compass, o SUV da Nissan deverá ter preço elevado, por ser híbrido, tecnologia que ainda não é acessível por aqui.
Pronta para o mercado desde junho do ano passado, a Frontier Attack - que a Webmotors já testou - finalmente terá contato com o público e começa a ser vendida até o final do mês em todo o país com preço que girará na casa de R$ 150 mil a R$ 155 mil. Com pintura bicolor (vermelha e preta) e pneus especiais, a versão já existiu na gama e agora tem grande chance de voltar às vendas. Ela é 4 cm mais alta, tem faróis com máscara negra, estribos laterais, rack de teto e santo antonio.
Por dentro a picape possui estilo muito mais atraente do que os modelos de linha, tendo apliques cromados, preto brilhante e vermelho, além de bancos com costura vermelha com a inscrição "Attack".
Ele é puxada por um motor 2.3 turbodiesel de 190 cv e 45,9 kgfm de torque. O câmbio é automático de sete marchas e a picape tem capacidade para carregar até 1.040 kg. O modelo será oferecido no Brasil a partir de 2019 com preço na casa dos R$ 150.000.
A Frontier Attack vem equipada com bloqueio de diferencial traseiro, controles de tração, estabilidade e de descida, auxiliar de partida em rampa e tração integral sob demanda.
Dois modelos do SUV compacto da Nissan chamam atenção. Um deles é o Kicks Rhythm (ritmo, em português), que tem a intenção de simular o ambiente de um cinema "surround", com 10 alto-falantes (dois em cada apoio de cabeça dianteiro, dois nas colunas A e quatro nas duas portas dianteiras) e um subwoofer no porta-malas.
As costuras do banco, acabamentos nas saídas de ar e nas portas, além de maçanetas, saias laterais, para-choque dianteiro e retrovisores são na cor azul "Electric", dando ar mais futurista ao modelo.
Já o Kicks For Pets foi criado pensando nas famílias que gostam de levar seus animaizinhos de estimação para onde quer que seja. Para isso, foi criada uma cobertura plástica para o bagageiro de 432 litros. Esse acessório conta com duas gavetas para guardar os objetos do cachorro ou gato, com tecido protetor para os bancos dos passageiros e ainda grade separando a área do porta-malas.
Claro que há opcionais: cama avulsa e duas vasilhas, para água e comida. Pelo menos é de série a rampa removível do porta-malas, para auxiliar no embarque e desembarque do bichinho.
Já comercializado no Brasil por R$ 900 mil, a Nissan trouxe para o Salão de São Paulo a versão Premium 2019 do esportivo GT-R. Com 20 cv a mais, a versão tem motor 3.8 24V biturbo que entrega 572 cv a 6.800 rpm. O torque de 64,9 kgfm está disponível numa faixa de 3.300 rpm a 5.800 rpm, levando o carro de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, atingindo a velocidade máxima de 330 km/h.
O motor VR38DETT do superesportivo conseguiu ficar 20 cv mais potente devido ao aumento na pressão do atuador e a um sistema de temporização de ignição, controlado individualmente por cada cilindro. A força é transmitida para os dois eixos e pode ter tanto tração somente na traseira quanto dividido igualmente nas quatro rodas, dependendo da velocidade, aceleração lateral, ângulo do volante, rotação da roda, superfície de rodagem e velocidade angular.
Além dos modelos acima, a Nissan tem mais modelos à disposição do público, como o March, Versa, Kicks SL, Frontier LE, entre outros.