A sexta geração da Mitsubishi L200 será lançada este ano no mercado brasileiro. Mas, enquanto não chega por aqui, o modelo vai conquistando clientes no mercado japonês, onde a picape média acabou de desembarcar nas lojas, importada da Tailândia.
Em um post recente feito nas
target="_blank" rel="noopener">redes sociais, a Mitsubishi comemorou as 1.300 unidades comercializadas do modelo na pré-venda. Resultado mais de seis vezes maior do que a expectativa inicial da marca, que era a de vender 200 unidades da L200 por mês.
O resultado é ainda mais expressivo levando em consideração que a L200 estava longe do mercado japonês há mais de uma década, por razões como o encolhimento do público tradicional. É que os compradores das versões comerciais migraram para vans e station wagons. Menores, mais práticas e que pagam menos impostos.
O resultado disso é que, até o ano passado, do trio de picapes médias "japonesas" oferecidas no Brasil (Toyota Hilux, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier), apenas a primeira ainda era comercializado no Japão. E, mesmo assim, sem produção local, já que a Hilux de lá é importada da Tailândia.
O motivo que fez a Mitsubishi decidir pelo retorno da L200 ao Japão é o mesmo que tem garantido o sucesso dos SUVs no Brasil e mundo afora: o aumento na demanda por carros de maior porte e com perfil aventureiro.
Por esse motivo, nada de versões de trabalho. As duas únicas versões da Mitsubishi L200 lançadas no mercado japonês são a aventureira GSR e a luxuosa GLS. Ambas com tração 4x4 e equipadas com o mesmo motor 2.4 turbo diesel de 204 cv de potência e 47,9 kgf.m de torque, combinado com um câmbio automático de seis marchas.