Estudo revela que 96% querem comprar carro em 2021

Preferência dos que já tem carro é pelos SUVs, enquanto os que ainda não possuem querem um hatch

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Estudo revela que 96% querem comprar carro em 2021
Antônio Leria
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Pesquisa realizada pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e Webmotors aponta que 96% dos usuários do site pretende trocar ou adquirir um carro em 2021. O levantamento foi realizado entre 17 e 24 de agosto, período em que foram entrevistadas 2.103 pessoas de todas as regiões do país. O estudo mostra que há alta expectativa de realizar negócio ainda no primeiro semestre do novo ano.

“A tendência é de otimismo para 2021, já que o carro ganhou um papel diferenciado diante do cenário de pandemia por trazer conforto e segurança para o transporte das pessoas”, comenta o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic.

Já o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, destacou a importância do levantamento para a indústria. “A nova pesquisa Webmotors revela algumas tendências diferentes das do ano passado, certamente por conta dos impactos da pandemia no comportamento do consumidor, daí a importância dessa sondagem para ajudar a indústria a direcionar seus esforços", afirmou Moraes.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Dos usuários que pretendem adquirir um carro em 2021, 75% declararam possuir um automóvel atualmente, e 25% ainda não tem veículo.

Entrevistados que já possuem carro

Dos entrevistados que declararam já possuir carro, 95% querem trocar de veículo em 2021 – na pesquisa do ano passado, o índice de entrevistados já motorizados que tinha intenção de compra era de 88%.

Renegade é um dos SUVs mais desejados e vendidos no mercado
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

O tipo de carroceria que mais interessa a esse público é a SUV, com 38% da preferência, seguida da sedan (34%), hatch (18%); picape (7%) e van/minivan (3%).

Entre os entrevistados que possuem já carro, 81% pretendem adquirir um modelo usado, enquanto 19% almejam um 0 km. Também é alto o índice de pesquisados que tem intenção de utilizar o atual veículo como parte de pagamento: 84%. A forma de pagamento preferida por esse segmento é o financiamento parcial (64%), seguida do pagamento a vista (27%); depois o financiamento total (5%) e por último o leasing ou consórcio (4%). A preferência pelo financiamento parcial se justifica pela utilização do atual veículo como parte do pagamento.

Entrevistados que ainda não tem carro

Já entre os entrevistados que não possuem carro, 90% afirmou que pretende comprar um veículo em 2021 – a grande maioria (80%) no primeiro semestre. Também é preferência desse segmento a compra de um usado (88%), contra 12% que querem um 0 km.

Chevrolet Onix RS é o líder dos hatchs e de todo o mercado nacional
Crédito: Divulgação
toggle button

A carroceria de preferência desse público é a hatch (41%), seguido de sedan (32%); SUV (18%); picape (7%); e por fim van/mini van (2%).

A opção pelo financiamento parcial também se destaca em relação às demais modalidades, mas o índice é inferior entre àqueles que já tem carro. No segmento daqueles que atualmente não possuem veículo, 44% querem realizar a compra com financiamento parcial; 26% à vista; 23% com financiamento total; e 7% por leasing ou consórcio.

“O perfil de quem ainda não tem um carro e pretende financiar 100% da sua aquisição é um volume representativo, quase cinco vezes maior do que entre os que já possuem o bem. Do lado positivo, vale citar que esse mercado é bastante desenvolvido e conta com instituições financeiras com bastante experiência para oferecer boas opções de crédito para os seus clientes e, assim, facilitar a aquisição do veículo”, comenta o CEO da Webmotors.

Comentários