A Ford apresenta no Salão de Xangai, que começa oficialmente amanhã (quarta, 21/4), um novo SUV médio que pode se tornar global. O Evos acaba de ser mostrado no evento chinês e é fruto de uma parceria do fabricante estadunidense com a Changan. Contudo, sua venda na Europa e em outros mercados também é cotada.
O utilitário esportivo adota o estilo acupezado que já se torna tendência entre diversos fabricantes. Segundo a Ford, o Evos usa a filosofia de design da marca chamada de "Progressive Energy In Strength" (algo como energia progressiva em força, em tradução livre).
O modelo tem capô abaulado e comprido, com faróis angulosos e "quebrados" nas pontas. A grade generosa do tipo colmeia fica mais baixa. A linha de cintura curva, a saliência nas laterais e o caimento acentuado da terceira coluna reforçam o "tom cupê".
A imprensa europeia diz que o Ford Evos pode ser o crossover que a marca já testa no continente. Dentro da nova estratégia da montadora, de ter só crossovers e picapes, o novo SUV médio seria a opção para suprir o fim do Mondeo - que conhecíamos aqui como Fusion.
Se você acha aquele sistema MBUX da Mercedes-Benz - com instrumentos e multimídia integrados em uma única tela - um grande barato, então olhe a foto abaixo. A mesma ideia no Evos ocupa quase todo o painel frontal do SUV médio. No total, compreende 1,1 metro de largura de tela.
Neste sistema está o quadro de instrumentos eletrônico e configurável de 12,3". E o display com várias funções multimídia, de 27" e resolução 4K. O dispositivo usa o Sync+ 2.0, com inteligência artificial da Baidu com a qual o motorista poderá interagir por meio de comandos de voz.
Com a telona, a ideia é que o carona do Ford Evos seja realmente um copiloto. Isso porque o passageiro também terá acesso a informações sobre o veículo, navegação e sinalização da pista.
O Evos ainda é equipado com o pacote de auxílios ao motorista chamado BlueCruise, com automação Nível 2 - aquela que permite o carro "andar sozinho" em determinadas estradas (sempre com o motorista atento).