O novo Volvo EX90, que será lançado em novembro, é um carro projetado para "compreender" o comportamento do motorista e seus arredores e, assim, ajudar a manter todos mais seguros no trânsito. O modelo também poderá ficar "mais inteligente" e seguro com o tempo, pois "aprenderá" com novos dados e atualizações.
A recente tecnologia da Volvo baseia-se na compreensão do comportamento humano, e vem de décadas de pesquisas de segurança. Leva em conta aspectos inescapáveis da vida, como distração e cansaço, que levam motoristas a se distrair e causar acidentes.
O Volvo EX90 terá um pacote de segurança que inclui uma tecnologia de sensoriamento, com câmeras, radares e LiDAR, tanto dentro da cabine como na carroceria, todos alimentados por uma plataforma e software de computação central, que trabalham juntos para criar uma visão de 360 graus do mundo em tempo real. Esses sensores são projetados para responder e reagir quando o motorista vacilar.
Segundo a marca, estes softwares e sensores podem ajudar a reduzir em até 20% acidentes que resultam em ferimentos graves ou morte. A Volvo estima que será capaz de melhorar a prevenção geral de acidentes em até 9%, o que em teoria pode evirar milhões de acidentes a longo prazo.
O sistema vai alertar o motorista - primeiro "cutucando", e depois, se isso não surtir efeito, de forma mais insistente. E caso o condutor adormeça ou fique doente enquanto dirige, o EX90 vai parar e "pedir" ajuda.
Todos os detalhes das novas tecnologias do Volvo EX90 serão divulgadas pela marca no dia 9 de novembro, quando o carro será revelado globalmente.