Desativada desde 2021 com o fechamento das fábricas da Ford no Brasil, a unidade industrial da Troller voltará a operar em breve. Localizada em Horizonte (CE), o complexo será transformado em um polo industrial para a produção de veículos eletrificados.
Destino parecido com o da antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), que em breve voltará a operar sob comando da chinesa BYD. Já a unidade industrial de São Bernardo do Campo (SP) teve fim inglório: foi demolida para se transformar em um complexo logístico.
O projeto de revitalização da antiga fábrica da Troller é capitaneado pela empresa de comércio exterior Comexport e terá investimento inicial de R$ 400 milhões. O objetivo é transformar o espaço em uma planta multimarcas, capaz de montar veículos de grupos diferentes.
Este é um modelo industrial raro no Brasil, mas que é relativamente comum em nações como o Uruguai. No país vizinho, a empresa Nordex faz a montagem simultânea de carros de várias marcas. Inclusive de modelos vendidos por aqui, como a van Ford Transit e a picape Fiat Titano.
Segundo o governo do Ceará, os primeiros automóveis sairão da linha de montagem local no primeiro semestre de 2025. Serão seis modelos de três marcas globais, cujos nomes não foram divulgados. Nesta primeira fase do projeto, a capacidade de produção será de 40 mil veículos por ano.
Instalada em um terreno de 120.142 m² e com 21.736 m² de área construída, a Troller era uma marca nacional. Surgiu em 1995 e, em 1997, lançou o seu primeiro modelo, o RF Sport - um 4x4 com visual inspirado no do Jeep Wrangler, com carroceria de fibra de vidro e motor Volkswagen AP a gasolina.
Em 2000, o motor a gasolina deu lugar a um 2.8 turbo diesel da MWM e o 4x4 passou a ser conhecido como T4. Em 2006, a Troller lançou a Pantanal, uma picape média baseada no chassi do T4. Mas o projeto teve vida curta e, no ano seguinte, a marca cearense se tornou propriedade da Ford.
Depois de receber várias mudanças mecânicas e no visual, o T4 original deu lugar a uma nova geração em 2014, quando estreou carroceria - ainda de fibra de vidro - e chassi novos.
Já o conjunto mecânico passou a ser o mesmo que equipava a picape Ford Ranger da época. Foi esse o modelo que permaneceu em produção até o fechamento da fábrica.
Vale destacar que, apesar de a fábrica ter sido desapropriada pelo governo do Ceará em março deste ano, a marca Troller e o projeto do T4 ainda são propriedade da Ford.
Ou seja, o utilitário não voltará à vida nessa nova fase da fábrica de Horizonte.