O Chevrolet Equinox causou um certo burburinho no segmento dos SUVs médios quando chegou ao mercado, em outubro de 2017. Com porte avantajado e pesando quase 1,7 tonelada, o modelo na versão Premier AWD (tração integral) até exibia características visuais de um carro familiar, mas trazia debaixo do capô a cereja do bolo.
Equipado com motor 2.0 turbo com injeção direta de gasolina - aquele mesmo usado no Camaro, à época -, o SUV grandalhão acelerava como poucos e demonstrava que tamanho podia ser, sim, documento.
Nunca esteve entre os mais vendidos, especialmente pelo fato de ser um modelo importado, o que reduzia demais os volumes de veículos ofertados no Brasil. No entanto, sempre esteve entre os melhores da sua categoria - e não apenas em performance, mas em custo-benefício também.
No Chevrolet Equinox com motor de Camaro, o propulsor 2.0 turbo de quatro cilindros e 16V, injeção direta de combustível e que só consumia gasolina, rendia incríveis 262 cv de potência a 5.500 rpm e 37 kgf.m de torque a 4.500 rpm.
O motor era casado com uma transmissão automática de nove marchas, e a força era distribuída por tração integral AWD.
Em conjunto, motor e câmbio faziam do Equinox um SUV muito empolgante. O grandalhão acelerava de zero a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, um número interessantíssimo para um carro de grande porte de 1,7 tonelada. A velocidade máxima era de 210 km/h.
O Equinox 2.0 fazia, de acordo com dados da própria fabricante, 8,4 km/h na cidade e 10,1 km/l na estrada. Os números estão longe de serem espetaculares - preço que se paga por ter uma performance (muito) acima da média dos demais SUVs.
Para fins de comparação, o modelo Chevrolet batia todos seus principais concorrentes. A lista incluía o Honda CR-V, Jeep Compass, Peugeot 3008, Hyundai ix35 e New Tucson, e Toyota RAV4.
A direção elétrica do SUV também tinha ajuste esportivo, com boa transição entre a leveza necessária para manobras e o peso indicado para altas velocidades. A suspensão formada por McPherson na dianteira e multibraços na traseira também tinha ajuste focado no desempenho.
O Equinox nunca foi pensado como esportivo, mas fazia bem esse papel na linha de SUVs da Chevrolet. Com números tão empolgantes - mesmo para o padrão atual dos utilitários esportivos médios.
Atualmente, o Chevrolet Equinox ainda é oferecido no mercado brasileiro, mas com motor 1.5 turbo de quatro cilindros de "apenas" 172 cv de potência e 27,8 kgf.m de torque. Duas opções estão disponíveis: RS, que parte de R$ 227.990, e Premier, que custa R$ 249.990.
As unidades com motor 2.0 turbo ainda podem ser encontradas em grandes quantidades na Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil. Na configuração Premier AWD, os preços estão entre R$ 105 mil e R$ 190 mil. No entanto, também existe a opção 2.0 LT, com tração dianteira com valores bem interessantes entre R$ 95 mil e R$ 157 mil.