Equinox 2.0 turbo é excelente opção de SUV usado

Lançado em 2017, SUV Chevrolet era "familiar", mas tinha 262 cv de potência, câmbio de nove e sistema de tração integral

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Lucas Cardoso
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O Chevrolet Equinox causou um certo burburinho no segmento dos SUVs médios quando chegou ao mercado, em outubro de 2017. Com porte avantajado e pesando quase 1,7 tonelada, o modelo na versão Premier AWD (tração integral) até exibia características visuais de um carro familiar, mas trazia debaixo do capô a cereja do bolo.

Equipado com motor 2.0 turbo com injeção direta de gasolina - aquele mesmo usado no Camaro, à época -, o SUV grandalhão acelerava como poucos e demonstrava que tamanho podia ser, sim, documento.

Nunca esteve entre os mais vendidos, especialmente pelo fato de ser um modelo importado, o que reduzia demais os volumes de veículos ofertados no Brasil. No entanto, sempre esteve entre os melhores da sua categoria - e não apenas em performance, mas em custo-benefício também.

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Qual a potência do Chevrolet Equinox 2.0?

No Chevrolet Equinox com motor de Camaro, o propulsor 2.0 turbo de quatro cilindros e 16V, injeção direta de combustível e que só consumia gasolina, rendia incríveis 262 cv de potência a 5.500 rpm e 37 kgf.m de torque a 4.500 rpm.

O motor era casado com uma transmissão automática de nove marchas, e a força era distribuída por tração integral AWD.

Em conjunto, motor e câmbio faziam do Equinox um SUV muito empolgante. O grandalhão acelerava de zero a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, um número interessantíssimo para um carro de grande porte de 1,7 tonelada. A velocidade máxima era de 210 km/h.

Equinox 2018 F2
O motor 2.0 turbo usado no Equinox também era usado em versões do Camaro
Crédito: Divulgação
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Qual era o consumo do Chevrolet Equinox 2.0?

O Equinox 2.0 fazia, de acordo com dados da própria fabricante, 8,4 km/h na cidade e 10,1 km/l na estrada. Os números estão longe de serem espetaculares - preço que se paga por ter uma performance (muito) acima da média dos demais SUVs.

Muito melhor que os concorrentes?

Para fins de comparação, o modelo Chevrolet batia todos seus principais concorrentes. A lista incluía o Honda CR-V, Jeep Compass, Peugeot 3008, Hyundai ix35 e New Tucson, e Toyota RAV4.

A direção elétrica do SUV também tinha ajuste esportivo, com boa transição entre a leveza necessária para manobras e o peso indicado para altas velocidades. A suspensão formada por McPherson na dianteira e multibraços na traseira também tinha ajuste focado no desempenho.

Equinox 2018 F3
O SUV tem 2,72 m de entre-eixos e 468 litros de capacidade no porta-malas
Crédito: Divulgação
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O Equinox nunca foi pensado como esportivo, mas fazia bem esse papel na linha de SUVs da Chevrolet. Com números tão empolgantes - mesmo para o padrão atual dos utilitários esportivos médios.

Equinox 2018 F4
O Equinox na versão Premier AWD acelerava de zero a 100 km/h em 7,6 segundos
Crédito: Divulgação
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Quanto custa um Chevrolet Equinox 2.0 AWD hoje?

Atualmente, o Chevrolet Equinox ainda é oferecido no mercado brasileiro, mas com motor 1.5 turbo de quatro cilindros de "apenas" 172 cv de potência e 27,8 kgf.m de torque. Duas opções estão disponíveis: RS, que parte de R$ 227.990, e Premier, que custa R$ 249.990.

As unidades com motor 2.0 turbo ainda podem ser encontradas em grandes quantidades na Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil. Na configuração Premier AWD, os preços estão entre R$ 105 mil e R$ 190 mil. No entanto, também existe a opção 2.0 LT, com tração dianteira com valores bem interessantes entre R$ 95 mil e R$ 157 mil.

Equinox 2018 F5
A transmissão usada no Equinox era automática de nove marchas, com conversor de torque
Crédito: Divulgação
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Ficha técnica - Chevrolet Equinox Premier 2.0 AWD:

  • Motor - 2.0 turbo de quatro cilindros, injeção direta de combustível, a gasolina
  • Potência - 262 cv a 5.500 rpm
  • Torque - 37 kgf.m a 4.500 rpm
  • Câmbio - Automático de 9 marchas
  • Tração - Integral (AWD)
  • Aceleração de 0 a 100 km/h - 7,6 segundos
  • Velocidade máxima - 210 km/h
  • Consumo urbano - 8,4 km/l
  • Consumo rodoviário - 10,1 km/l
  • Comprimento - 4,65 metros
  • Entre-eixos - 2,72 metros
  • Largura - 1,84 metro
  • Altura - 1,69 metro
  • Porta-malas - 468 litros
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