O canal de notícias da Webmotors

#Fast ou #Fake: Equinox 2.0 turbo era empolgante

Lançado em 2017, SUV Chevrolet era "familiar", mas tinha 262 cv de potência, câmbio de nove e sistema de tração integral

por Lucas Cardoso

O Chevrolet Equinox causou um certo burburinho no segmento dos SUVs médios quando chegou ao mercado, em outubro de 2017. Com porte avantajado e pesando quase 1,7 tonelada, o modelo na versão Premier AWD até exibia características visuais de carro familiar, mas trazia debaixo do capô a cereja do bolo.
Equipado com motor 2.0 turbo, com injeção direta de gasolina - aquele mesmo usado no Camaro turbo, à época -, o SUV grandalhão acelerava como poucos e demonstrava que tamanho podia ser, sim, documento.

No modelo, o propulsor quatro cilindros de 16V rendia instigantes 262 cv de potência a 5.500 rpm e 37 kgf.m de torque a 4.500 rpm, sempre abastecido com gasolina. O motor era casado com uma transmissão automática de nove marchas, e a força era distribuída por tração integral AWD.
Oferta Relacionada: Marca:CHEVROLET Modelo:EQUINOX
Em conjunto, motor e câmbio faziam do Equinox um SUV muito empolgante. O grandalhão acelerava de zero a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, um número interessantíssimo para um carro de grande porte. A velocidade máxima era de 210 km/h.

Melhor que os concorrentes

Para fins de comparação, o modelo Chevrolet batia todos seus principais concorrentes contemporâneos das marcas de volume. A lista incluía o Honda CR-V, Jeep Compass, Peugeot 3008, Hyundai ix35 e New Tucson, e Toyota RAV4.
A direção elétrica do SUV também tinha ajuste esportivo, com boa transição entre a leveza necessária para manobras e o peso indicado para altas velocidades. A suspensão formada por McPherson na dianteira e multibraços na traseira também tinha ajuste focado no desempenho.

O Equinox nunca foi pensado como esportivo, mas fazia bem esse papel na linha de SUVs da Chevrolet. Com números tão empolgantes - mesmo para o padrão atual dos utilitários esportivos médios, fica fácil botar o grandalhão do lado #Fast da nossa disputa.

Quanto custava?

Em linha atualmente, o SUV é oferecido apenas com motor 1.5 turbo. O desempenho do conjunto fica bem distante do oferecido pelo 2.0 turbo que, à época, era anunciado por R$ 149.900. O valor era competitivo para um SUV com tamanha capacidade.
No estoque da Webmotors, é possível encontrar unidades da versão Premier AWD com preços de R$ 111 mil a R$ 239.990.

Comentários

Carregar mais