O lançamento do Fiat Pulse Abarth marcou oficialmente o retorno da divisão esportiva ao Brasil, no ano passado. Assinada pela marca do escorpião, a versão trouxe um veneno considerável para o SUV compacto urbano da marca italiana.
A começar pela mecânica, que usa o motor 1.3 turbo de 185 cv a 5.750 rpm e 27,5 kgf.m de torque a 1.750 rpm no lugar do (já bacana) 1.0 turbo das demais versões. O propulsor da versão vem casado com a mesma transmissão automática usada em outras configurações, mas a diferença com calibração mais esportiva.
O ajuste garante trocas mais rápidas ao SUV e faz com que ele chegue aos 100 km/h partindo da imobilidade em apenas 7,6 segundos, segundo com a Fiat. A velocidade máxima, por sua vez, é de 217 km/h. Para chegar nesses números, o modelo também se aproveita da boa relação peso/potência: 6,9 quilos para cada cavalinho.
A melhora no desempenho passa ainda por ajustes nas suspensões, com amortecedores e molas mais firmes, na geometria distinta no eixo dianteiro e na barra estabilizadora de maior diâmetro. Na traseira, o modelo tem eixo de torção mais rígido, o que garante à versão uma redução de 10% na rolagem de carroceria.
Há ainda rodas mais largas, pneus mais aderentes, ajuste de direção, freios redimensionados e sistema de exaustão preparados. A lista de ajustes é grande mesmo, e faz você esquecer as versões convencionais do Pulse.
No visual, o modelo tem pegada mais robusta e chamativa. A dianteira, por exemplo, tem para-choque rebaixado e largo, uma faixa que simula fibra de carbono aparece no capô e a grade tem tomada de ar mais ampla. A pintura tem detalhes em vermelho na dianteira, nos retrovisores e nas faixas laterais - que têm a inscrição "Abarth".
Na traseira, o modelo tem escape com sistema de abafadores para emitir um som mais imponente e ponteira cromada dupla. Ainda na traseira, o nome "Fiat", normalmente instalado na tampa do porta-malas, dá lugar a marca "Abarth" (também em letras garrafais). As rodas com aros de 1 polegadas são exclusivas da versão.
O interior tem detalhes em vermelho por todo lado, como nas costuras dos bancos, no volante e na coifa do câmbio. A marca do escorpião aparece no lugar da logo da Fiat no volante, e também em badges espalhados pelo carro.
Espalhadas aos montes, as mexidas feitas pela Abarth no Pulse fazem do modelo um modelo verdadeiramente esportivo. É muito diferente da versão convencional. E, por isso, tudo que esperamos de um modelo com proposta realmente esportiva. Dito isso, podemos dizer que o SUV é, sem sombra de dúvidas, um representante dos carros #Fast.
Lançada no final de 2022, a versão Abarth do Pulse é vendida atualmente (já na linha 2023) com preço sugerido de R$ 149.990. No estoque da Webmotors, é possível encontrar unidades com preços entre R$ 109 mil e impensáveis R$ 218 mil.
Quer saber todos os detalhes do carro que você vai comprar? Consulte o Catálogo Webmotors!