Apesar do visual arrojado e do sobrenome, o Fiat Uno Sporting, lançado em 2011 e aposentado em 2018, foi uma versão que, na prática, não impressionava pelos números de performance. Mesmo assim, era um carro muito legal de dirigir.
Inicialmente, o Uno “esportivado” era equipado com o já conhecido e confiável motor Fire 1.4 flex aspirado de quatro cilindros e oito marchas, que entregava 85 cv (gasolina)/88 cv (etanol) a 5.750m rpm, e torque de 12,4 kgfm (g)/12,5 kgfm (e) a 3.500 rpm. Inicialmente, este motor tinha a companhia apenas da transmissão manual de cinco marchas.
Em performance, a aceleração de zero a 100 km/h acontecia em apenas 11,2 segundos e a velocidade máxima não passava de 172 km/h.
Posteriormente, em 2015, o carro passou por algumas modificações técnicas, mas manteve o propulsor 1.4. A principal novidade era a adoção do câmbio automatizado Dualogic, também de cinco marchas. A manual de cinco também foi mantida. E o interessante é que o tempo do zero a 100 km/h acabou baixando para 10,8 segundos – com as duas transmissões.
Nos últimos anos de vida, o Uno Sporting passou a usar o motor 1.3 Firefly, flex, aspirado e de quatro cilindros. Este propulsor era significativamente mais potente, gerando 101 cv (g)/109 cv (a) a 6.250 rpm e toque de 13,7 kgfm (g)/14,2 kgfm (e) a 3.500 giros. A transmissão podia ser manual ou automatizada, ambas de cinco marchas.
Com este novo “coração” sob o capô, o Fiat incrementou seus números de performance, mas ainda continuava sendo apenas um hatch esportivo mais no sobrenome e no design. O zero a 100 km/h baixou da casa dos 10 segundos, sendo feito em apenas 9,8 segundos. Já a máxima bateu chegou a 177 km/h.
Apesar de não ter um desempenho exatamente esportivo, o Fiat Uno Sporting era um carro muito gostoso de dirigir. E, até certo ponto, divertido. A principal característica que o tornava especial ao volante era o acerto de suspensão mais firme, que permitia entrar nas curvas um pouco mais quente. Ponto para as rodas de liga leve de 15 polegadas.
Inicialmente comercializado com direção hidráulica, o carro passou a ter assistência elétrica na reta final de vida, o que melhorou - e muito - a comunicação da direção com o solo.
Vale destacar também seu formato compacto. Afinal, o Uno Sporting media apenas 3,82 m de comprimento, 1,67 m metro de largura e 1,48 m de altura. E ainda tinha baixo peso: quando lançado, pesava menos de uma tonelada. Mas “pendurou as chuteiras” com 1.055 kg, o que era – e continua sendo – uma massa baixa e interessante.