O extinto mercado de hot hatches nunca foi uma alternativa barata no mercado nacional. O Golf GTI, por exemplo, estava longe de ser um modelo barato, assim como outros carros dessa categoria.
Diante dessa questão, quem buscava um carro um pouco mais esperto que o habitual e não pretendia gastar muito tinha poucas alternativas. Algumas delas, inclusive, poderiam ter sido um pouco mais valorizadas durante o período em que estiveram à venda.
O JAC J2 era um desses modelos, pois entregava uma condução muitíssimo divertida. Vendido entre 2012 e 2016, o subcompacto tinha boa potência, baixo peso e dimensões favoráveis para uma dinâmica bem apurada.
Considerado por alguns um "esportivo de bolso", o modelo usava motor 1.4 a gasolina, mas passou a ser bicombustível em 2014. Casado com uma transmissão manual de cinco marchas, o propulsor quatro cilindros tinha injeção multiponto, duplo comando de válvulas e rendia até 113 cv de potência a 6.000 rpm e 14,4 kgf.m de torque a 4.500 rpm.
A faixa de entrega de potência não parecia muito atraente, mas o pulo do gato do pequeno chinês estava no seu baixo peso: apenas 915 quilos. O alívio na balança proporcionava ao J2 uma interessante relação de peso/potência de 1 cv para cada 8,10 quilos.
Para fins de comparação, no "esportivado" contemporâneo Fiat Uno Sporting cada cavalo de potência tinha que carregar 11,56 quilos. E mais: apesar de mesma litragem, o motor do Uno tinha só 88 cv.
O desempenho entregue pelo J2 era divertido. Segundo dados da própria montadora, o carro acelerava da inércia aos 100 km/h em apenas 9,6 segundos e chegava à velocidade máxima 190 de km/h.
A dinâmica do J2 também era bastante elogiada - graças às medidas compactas do carrinho chinês. De uma ponta a outra, o modelo tinha 3,53 m e entre-eixos de 2,39 m. Na prática, isso deixava o sub-compacto muito divertido de se guiar, muitas vezes lembrando até a condução de um kart.
No visual, a versão Jetflex não tinha diferenciais - apenas as listras adesivas opcionais que contrastavam com a pintura da carroceria. Os retrovisores podiam acompanhar o tom destas faixas. Já as rodas da versão eram de liga leve com aros de 14 polegadas.
No lançamento da linha 2015, quando chegou a motorização flex, o JAC J2 custava R$ 35.990 - um valor relativamente alto para a época.
Atualmente, é possível encontrar no estoque da Webmotors algumas unidades do subcompacto, em sua vrsão bicombustível, com preços que variam de R$ 26.900 a R$ 35.800.
Com bom desempenho do motor, peso baixo e dinâmica apurada pelas medidas curtas, podemos dizer que o JAC J2 era um carro bastante divertido de se guiar e, por isso, pode ficar do lado #Fast da nossa disputa.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade