#Fast ou #Fake: o Chevrolet Astra SS até empolgava

Apesar de usar o mesmo motor 2.0 de 127 cv das outras versões, carro tinha visual apimentado e respondia bem

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Lucas Cardoso
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Após aparecer com o Corsa no #Fast ou #Fake, a sigla SS de modelos esportivos da Chevrolet volta a ter seu desempenho avaliado sob a pele do Astra. Lançado em 2005, a configuração apimentada do hatch tinha tudo para mudar a trajetória da sigla, mas isso não aconteceu plenamente.

Não que o Astra SS tivesse um desempenho ruim - pelo contrário: o modelo, tido como substituto da versão GSI, usava o interessante motor quatro cilindros 2.0 aspirado da Família II. Com comando duplo de válvulas, injeção multiponto e bloco de alumínio, aquele propulsor rendia 127 cv e 19,6 kgf.m de torque ao dois volumes.

Chevrolet Astra Ss 6 F1
O modelo tinha para-choque com detalhes em tom diferente, grade exclusiva com a sigla SS e faróis escurecidos
Crédito: Divulgação
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Menos de dez segundos

A força era enviada às rodas dianteiras pela transmissão manual de cinco marchas e fazia o Astra acelerar de zero aos 100 km/h em honestíssimos 9,1 segundos e chegar à velocidade máxima de espeitáveis 201 km/h.

Eram números "esportivos" (assim, entre aspas) para um carro padrão da época, ainda mais um bem maquiado e nada fuçado. O único senão estava na diferença inexistente de desempenho em relação às outras versões do modelo. Ou seja, quem comprava o SS sabia estava levando para casa apenas o visual apimentado.

As laterais tinham maçanetas e retrovisores em tom metálico
Crédito: Divulgação
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E era mesmo diferente

O Astra SS só mudava mesmo na parte estética. Assim como já acontecia com o Corsa, o modelo tinha o "kit estético" dos esportivos Chevrolet da época, com moldura de grade exclusiva, saias laterais, faróis escurecidos, logos alusivos à versão, maçanetas e retrovisores cromados.

Na traseira, uma faixa adesiva com a inscrição "Super Sport" decorava a tampa do porta-malas do hatch. Havia ainda um aerofólio fixo e lanternas escurecidas. Ainda caberia um escape com ponteira diferenciada, mas não rolou.

O Astra SS tinha um aerofólio fixo na tampa do porta-malas
Crédito: Divulgação
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Por dentro, os bancos e painéis de porta tinham revestimento em tecido, com detalhes e costuras em vermelho. A logo SS aparecia no painel de instrumentos e também no console. Tudo de bastante bom gosto.

Bem equipado

O Astra SS poderia não ser um bólido autêntico, mas era uma versão bem equipada. Tinha vidros elétricos nas quatro portas, ar-condicionado, rádio e volante com comandos multimídia, teto-solar e rodas com aros de 16 polegadas. E ainda podia sair da concessionária com airbag duplo, freios com ABS e EBD e direção hidráulica.

Vendido entre 2005 e 2008, o Astra SS ainda pode ser encontrado no mercado com preços interessantes. No estoque da Webmotors, uma unidade, ano 2008, é anunciada por R$ 49.900.

O revestimento em tecido dos bancos tinha detalhes e costuras em vermelho
Crédito: Divulgação
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Apesar de ostentar a sigla SS e de ser um modelo bacana, o Astra não tem desempenho que nos faça classificá-lo como #Fast. Por outro lado, também não chega a ser  um esportivo #Fake.

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