Foram vendidas poucas unidades do 500 Abarth por aqui - apenas 942 unidades. Mas isso nada tinha a ver com a capacidade do modelo. O subcompacto tinha motor quatro cilindros 1.4 16V turbo, movido somente a gasolina, que rendia até 167 cv de potência a 5.500 rpm e 23 kgf.m de torque a 2.500 rpm.
Foguetinho italiano
Os números davam ao pequeno escorpião de módicos 1.164 quilos uma relação peso/potência muito boa, de 6,97 quilos para cada cavalo de potência. Equipado com câmbio manual de cinco marchas, o modelo acelerava de zero aos 100 km/h em apenas 6,9 segundos, enquanto a velocidade máxima era de 214 km/h.Além disso, o modelo se valia das suas formas compactas para também garantir uma dinâmica empolgante ao volante. Os balanços dianteiros e traseiros curtos do 500 permitiam que ele fizesse curva como poucos. A suspensão ajustada pela Abarth também era mais firme que a usada nas versões convencionais.
A versão apimentada também era maior que as outras em comprimento (3,67 m contra 3,55 m). O tamanho extra se devia aos ajustes mecânicos feitos no motor 1.4 MultiAir que, que por ganhar um turbocompressor parrudo precisava de um radiador maior.
Visual empolgava
No visual, o "Cinquecento" da Abarth tinha para-choque esportivo, saias laterais, rodas com aros de 16 polegadas, retrovisores pintados de preto e para-choque traseiro exclusivo com escape duplo. Aliás, as ponteiras davam um tom especial ao ronco do motor instalado no pequenino.Os emblemas da marca do escorpião também estavam por toda parte: na dianteira, lateral e também na traseira. Por dentro, o modelo tinha a marca no volante, e os bancos ganhavam acabamento em couro com costuras vermelhas. O tom também estava nas saídas de ar no volante e em detalhes do painel digital de instrumentos.
A lista de mudanças dava um toque bem especial à versão do subcompacto. Com essas mexidas, fica fácil botar o 50 Abarth no lado #Fast da nossa disputa do #Fast ou #Fake. Uma pena o modelo ter vendido tão pouco por aqui.
Quanto custava
À época de seu lançamento, os preços do 500 Abarth, que era importado, tornavam o carro bem exclusivo. O modelo custava R$ 79.300, enquanto as demais versões, como o 500 Cabrio, custavam R$ 56 mil.É claro que o modelo entregava não só o desempenho superior, como também um bom nível de equipamentos - com painel digital, rádio com USB e Bluetooth, sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho do motorista), controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e piloto automático.
Atualmente o modelo é raridade, mas pode ser encontrado no estoque da Webmotors com preços variando entre R$ 95 mil e R$ 218 mil.
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