Um esportivo "raiz" com motor grande, câmbio manual e preço aceitável. Esse pode ser um resumo perfeito da proposta da Renault na apresentação do Sandero R.S. ao mercado brasileiro, lá em 2015, quando o modelo começou a ser vendido por aqui.
A versão apimentada do hatch urbano era totalmente diferente das demais propostas "esportivadas" conhecidas por aqui. O Sandero R.S. tinha, de fato, uma esportividade na sua essência - então já adiantamos aqui que ele é, sem dúvida, um modelo #Fast.
Para começar, a versão R.S., que significa Renault Sport — nome da quase extinta divisão esportiva da marca francesa —, usava o motor aspirado F4R 2.0 de quatro cilindros, que tinha comando duplo de válvulas no cabeçote e injeção multiponto. A escolha contrariava a prática de downsizing e do uso de turbo vista no mercado naquele período.
Bem diferente dos motores das versões convencionais, o propulsor dava ao Sandero R.S. 150 cv de potência a 5.750 rpm e 20,9 kgf.m de torque a 4.000 rpm. Aliada ao baixo peso do modelo (1.161 kg), a força proporcionava uma boa relação de 7,74 quilos por cavalo.
Todo esse rendimento era entregue às rodas dianteiras por uma transmissão manual de seis marchas. O conjunto permitia ao R.S. uma aceleração de zero a 100 km/h em 8 segundos e uma máxima de 202 km/h. Números muitíssimo interessantes e condizentes com a proposta esportiva do hatch da Renault, que ainda entregava um ronco bonito ao rodar.
O modelo ainda tinha freios a disco nas quatro rodas e suspensão preparada, mais rígida, para garantir uma dinâmica mais esportiva de condução.
O visual também era diferente do visto nas demais versões e agregava para-choques mais esportivos, saias laterais, rodas exclusivas de até 17 polegadas, escape com ponteira dupla e aerofólio na traseira. Havia ainda grafismos alusivos à divisão Renault Sport, que dá nome a versão.
No interior, os bancos e e console central tinham revestimento com detalhes em vermelho, nas molduras das saídas de ar, no velocímetro do painel e também no volante. As pedaleiras da versão eram em metal.
Em 2018 e 2019, o modelo ainda teve uma versão especial, chamada de Racing Spirit, que adicionava elementos visuais. A versão tinha rodas pretas e grafismos contrastantes no para-choque e lateral. A capa dos retrovisores acompanhava o tom.
Lista cheia de pontos altos para um modelo com corpo e alma esportiva, mas que infelizmente sucumbiu ao baixo número de vendas e deixou de ser vendido por aqui em 2021. Ao todo, foram seis anos de jornada no mercado brasileiro.
Quando chegou, o modelo era vendido por R$ 58.880. Mas em sua última linha, ano 2022, já ultrapassava a barreira dos R$ 90 mil. Para quem busca uma alternativa mais disposta e gosta de sentir o carro, o Sandero R.S. ainda pode ser encontrado com preços interessantes.
No estoque da Webmotors, o modelo pode ser encontrado com preços entre R$ 50.000 e R$ 125.000. Já as versões Racing Spirit têm valores entre R$ 54.800 e R$ 85.000.
O Sandero R.S. seguiu a cartilha direitinho para ser um esportivo e, como antecipamos lá em cima, está no lado #Fast da briga.
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