O canal de notícias da Webmotors

#Fast ou #Fake: Sandero R.S. foi esportivo "raiz"

Com motor forte, câmbio manual e visual bacana, o hatch apimentado da Renault entregava um desempenho instigante

por Lucas Cardoso

Um esportivo "raiz" com motor grande, câmbio manual e preço aceitável. Esse pode ser um resumo perfeito da proposta da Renault na apresentação do Sandero R.S. ao mercado brasileiro, lá em 2015, quando o modelo começou a ser vendido por aqui.
Quer um esportivo acessível e empolgante? Encontre no estoque Webmotors!
A versão apimentada do hatch urbano era totalmente diferente das demais propostas "esportivadas" conhecidas por aqui. O Sandero R.S. tinha, de fato, uma esportividade na sua essência - então já adiantamos aqui que ele é, sem dúvida, um modelo #Fast.
https://www.webmotors.com.br/comprar/renault/sandero/20-16v-hi-flex-rs-manual/4-portas/2019-2020/45520396


Para começar, a versão R.S., que significa Renault Sport — nome da quase extinta divisão esportiva da marca francesa —, usava o motor aspirado F4R 2.0 de quatro cilindros, que tinha comando duplo de válvulas no cabeçote e injeção multiponto. A escolha contrariava a prática de downsizing e do uso de turbo vista no mercado naquele período.
https://www.webmotors.com.br/comprar/renault/sandero/20-16v-hi-flex-rs-manual/4-portas/2019-2020/45817791

Mecânica entregava adrenalina

Bem diferente dos motores das versões convencionais, o propulsor dava ao Sandero R.S. 150 cv de potência a 5.750 rpm e 20,9 kgf.m de torque a 4.000 rpm. Aliada ao baixo peso do modelo (1.161 kg), a força proporcionava uma boa relação de 7,74 quilos por cavalo.

Todo esse rendimento era entregue às rodas dianteiras por uma transmissão manual de seis marchas. O conjunto permitia ao R.S. uma aceleração de zero a 100 km/h em 8 segundos e uma máxima de 202 km/h. Números muitíssimo interessantes e condizentes com a proposta esportiva do hatch da Renault, que ainda entregava um ronco bonito ao rodar.
https://www.webmotors.com.br/comprar/renault/sandero/20-16v-hi-flex-rs-manual/4-portas/2021-2022/45892411
O modelo ainda tinha freios a disco nas quatro rodas e suspensão preparada, mais rígida, para garantir uma dinâmica mais esportiva de condução.

Visual inspirado

O visual também era diferente do visto nas demais versões e agregava para-choques mais esportivos, saias laterais, rodas exclusivas de até 17 polegadas, escape com ponteira dupla e aerofólio na traseira. Havia ainda grafismos alusivos à divisão Renault Sport, que dá nome a versão.
https://www.webmotors.com.br/comprar/renault/sandero/20-16v-hi-flex-rs-manual/4-portas/2018-2019/45758946
No interior, os bancos e e console central tinham revestimento com detalhes em vermelho, nas molduras das saídas de ar, no velocímetro do painel e também no volante. As pedaleiras da versão eram em metal.

Em 2018 e 2019, o modelo ainda teve uma versão especial, chamada de Racing Spirit, que adicionava elementos visuais. A versão tinha rodas pretas e grafismos contrastantes no para-choque e lateral. A capa dos retrovisores acompanhava o tom.
Lista cheia de pontos altos para um modelo com corpo e alma esportiva, mas que infelizmente sucumbiu ao baixo número de vendas e deixou de ser vendido por aqui em 2021. Ao todo, foram seis anos de jornada no mercado brasileiro.
https://www.webmotors.com.br/comprar/renault/sandero/20-16v-hi-flex-rs-manual/4-portas/2020-2021/43576252

Quanto custava?

Quando chegou, o modelo era vendido por R$ 58.880. Mas em sua última linha, ano 2022, já ultrapassava a barreira dos R$ 90 mil. Para quem busca uma alternativa mais disposta e gosta de sentir o carro, o Sandero R.S. ainda pode ser encontrado com preços interessantes.

No estoque da Webmotors, o modelo pode ser encontrado com preços entre R$ 50.000 e R$ 125.000. Já as versões Racing Spirit têm valores entre R$ 54.800 e R$ 85.000.
O Sandero R.S. seguiu a cartilha direitinho para ser um esportivo e, como antecipamos lá em cima, está no lado #Fast da briga.
Quer saber todos os detalhes do carro que você vai comprar? Consulte o Catálogo Webmotors!

Comentários

Carregar mais