#Fast ou #Fake: Strada Sporting, uma 'hot pick-up'

Equipada com motor 1.8 16V, a versão do modelo da Fiat exibia desempenho apimentado coerente com o visual esportivado

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. #Fast ou #Fake: Strada Sporting, uma 'hot pick-up'
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A versão Sporting da Fiat Strada foi uma das mais desejadas pelos picapeiros no início dos anos 2010. Apesar de ter durado apenas dois anos, entre 2011 e 2012, a picape conquistou seu espaço graças ao visual exclusivo e ao desempenho superior ao das demais versões.

Strada Sporting F2
A dianteira tinha faróis com máscara escurecida e para-choque com detalhes na cor do carro
Crédito: Divulgação
toggle button

#Fast ou #Fake: Strada Sporting, uma 'hot pick-up'

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O motor usado na configuração esportiva da picape compacta era o quatro cilindros 1.8 16V E.torQ. Na Strada Sporting, rendia 132 cv de potência a 5.250 rpm e 18,9 kgf.m de torque a 4.500 rpm. A transmissão era manual de cinco marchas.

A versão não era a única a usar o motor, mas só ela tirava o melhor desempenho do propulsor à época. Na versão Adventure, por exemplo, o zero a 100 km/h era feito em 10,3 segundos, enquanto na Sporting a marca era atingida em 10 segundos.

Visual da picape tinha saias laterais e molduras da caixa de roda pintadas na cor da carroceria
Crédito: Divulgação
toggle button

Além do desempenho, a configuração também tinha mudanças no sistema de suspensão. O conjunto tinha molas e amortecedores recalibrados para ficar mais firmes, melhorando, assim, o comportamento da picape em situações de velocidade elevada e em curvas. As rodas de 16 polegadas também eram exclusivas.

O motor usado na picape era o 1.8 E.torQ que rendia 132 cv de potência
Crédito: Divulgação
toggle button

Visual exclusivo

Outro diferencial da Strada Sporting era o seu visual. A picape tinha molduras das caixas de roda pintadas na cor do carro, saias laterais, retrovisores pintados de cinza, faróis com máscaras escurecidas e para-choques exclusivos.

Por dentro, as mudanças eram poucas, mas de bom gosto. Os cintos de segurança da versão tinham tom vermelho, assim como as costuras do volante em couro, da coifa do câmbio e dos bancos. As pedaleiras também eram esportivas.

A traseira da picape tinha o mesmo visual das demais versões
Crédito: Divulgação
toggle button

À época do seu lançamento, a Strada Sporting custava R$ 46.600. Atualmente, o modelo é considerado raridade no mercado, especialmente em boas condições. No estoque da Webmotors, há apenas cinco unidades da picape esportiva. Os preços variam de R$ 41.900 a R$ 49.900 - valores justos para a exclusividade da versão.

O interior da Strada Sporting tinha detalhes em vermelho, como nos cintos e volante
Crédito: Divulgação
toggle button

Conclusão

O acerto entre o visual, a mecânica e o desempenho da Strada Sporting faziam dela um modelo bem distinto da proposta principal da picape Fiat - que era, basicamente, ser um modelo destinado ao trabalho. Por isso, a versão Sporting é uma autêntica representante do lado #Fast da disputa.

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade

Campo obrigatório