Mais conhecida pelos supercarros com motores V8 e V12, a Ferrari quer mostrar que um propulsor V6 pode também render um bom carro de pista e apresentou o modelo 296 GT3.
Baseado na Ferrari 296 GTB de rua - primeiro modelo da marca equipado com um motor V6 em quase cinco décadas -, o 296 GT3 chega para substituir nas competições o 488 GT3, equipado com um motor V8.
Baseado no 296 GTB, o GT3 traz várias diferenças mecânicas na comparação com o carro de rua. As diferenças entre o GTB e o GT3 começam pelo conjunto motriz. O 296 de pista deixa de lado o conjunto motriz híbrido e aposta apenas na cavalaria do V6, que é modificado para ficar mais leve e instalado em posição mais central e mais baixa na carroceria.
O resultado é um propulsor que desenvolve cerca de 600 cv. São 60 cv a menos do que o motor a combustão da GTB. Mas o suficiente para colocar o 296 GT3 no mesmo patamar de potência do 488 GT3.
Já a carroceria também é baseada no carro de rua, mas com modificações aerodinâmicas para adequar o modelo ao regulamento da categoria GT3 da FIA, com um ganho de 20% em downforce na comparação com o 488 GT3.
Com um novo chassi feito de alumínio, o GT3 tem um entre-eixos seis centímetros mais longo que o do carro de rua, além de um conjunto de suspensão reprojetado. Os freios também são novos, com discos de 400 mm e pinças de seis pistões na dianteira. As rodas são Rotiform, de 18 polegadas.
A cabine, por sua vez, foi redesenhada em relação ao 488 GT3 e agora boa parte das funções ficam concentradas no volante multifuncional inspirado nos carros da F1. Ar-condicionado e conjunto de pedais ajustáveis completam o pacote de mudanças.
Voltado para pilotos profissionais e os chamados Gentleman Drivers, VIPs que participam de eventos especiais da marca, o Ferrari 296 GT3 fará a sua estreia nas pistas na próxima edição das 24 Horas de Daytona (EUA), que acontece entre os dias 26 e 29 de janeiro de 2023.