A Ferrari anunciou o retorno à nata do automobilismo com o lançamento de um novo hipercarro. Dedicado ao Mundial de Endurance da FIA (WEC) e às 24 Horas de Le Mans, o 499P tem conjunto híbrido de 680 cv de potência, e recoloca a escuderia italiana no mundo das competições de enduro.
A mecânica é formada por um sistema híbrido leve, que tem uma unidade elétrica, baterias de 900 Volts e um motor V6 biturbo a combustão. O sistema eletrificado trabalha em suporte ao motor, o que permite gerar até 680 cv de potência. A força é limitada em respeito às regras das competições de Le Mans. O motor tem a mesma arquitetura do propulsor usado em outro carro de competição da marca, o 296 GT3.
Com peso de 1.003 quilos, o hipercarro é construído sobre um chassi monoposto, com boa parte das estruturas em fibra de carbono. O visual foi pensado pela Ferrari para ser o mais identificado com a escuderia possível. Sendo assim, apesar de ter formas em comum com outros carros, o 499P ainda consegue ser "autêntico".
A dianteira, por exemplo, tem o conjunto de iluminação minimalista que lembra bastante os faróis do cupê Roma. Já na traseira a iluminação é formada por uma barra de LED. O toque italiano, em outros pontos, parece estar mais ligado à suavidade com que os elementos aerodinâmicos são usados.
Nas laterais do carro, as caixas de roda têm saídas de ar anguladas para o resfriamento dos pneus dianteiros. Há também uma grelha no capô, destinada ao envio de fluxo de ar a cada uma das rodas dianteiras. Ainda nas laterais, tomadas de ar nas saias direcionam o fluxo de ar para o motor central.
Acima da cabine, há mais uma entrada de ar. A peça tem acabamento em fibra de carbono, material que também está em outros elementos, como nos spoilers e no aerofólio traseiro. O uso desse material, que é leve e resistente, contribui para o baixo peso do 499P.
Apesar de levar a letra "P" (em referência à palavra protótipo) no nome, o hipercarro está pronto e deve estrear oficialmente na abertura da temporada de 2023 do Mundial de Endurance, nas 1000 Milhas da Sebring, em março. Os nomes dos pilotos da escuderia na competição ainda não foram revelados.