Cada vez que surge uma nova Ferrari, o mundo para por pelo menos alguns momentos. É hora de expectativas, de emoção, de polêmicas e de paixão. Não poderia ser diferente desta vez, quando a marca do cavallino rampante lança a 12Cilindri, que poderá ser seu último modelo com motor V12 100% a combustão.
A 12Cilindri é uma berlinetta, quase uma shooting break - uma station wagon esticada na aparência, mas curta nas dimensões. Tanto que leva apenas duas pessoas: o motorista e algum felizardo ali do lado.
A frente do carro é baixa, vincada, agressiva e futurista. Mas tem um toque vintage, para homenagear a 365 GTB de 1967. Os faróis são uma estreita linha junto ao capô, e seguem pelas laterais até as caixas de rodas, cujas partes superiores são abauladas. De perfil, as proporções da 12Cilindri remete ao carro usado por Peter Perfeito no desenho "Corrida Maluca" - que tinha uma frente comprida toda vida.
Lá atrás, o caimento do teto é suave, e parte dele é pintado na cor preta. As lanternas também são estreitas e não firulas excessivas. Tudo discreto, elegante e, ao mesmo tempo, imponente e esportivo.
A 12Cilindri tem quitutes de última geração, como os freios brake-by-wire, que não usam cabos. Tudo é acionado por sensores e atuadores eletrônicos, o que permite, segundo a Ferrari, melhor aproveitamento da força de frenagem.
O interior é tipicamente "ferrarista": volante com base chata com o cavalinho empinado no centro, painel todo digital e acabamento primoroso que mistura couro e tecidos nas cores preta e vermelha com detalhes em aço escovado. Remete aos modelos Roma e Purosangue. O passageiro tem direito a uma tela multimídia só para ele, vem em sua frente.
Claro que estão a bordo itens atualmente comuns em modelos premium, como conexão com Apple Car Play e Android Auto, som Burmester com 15 alto-falantes e 1.600 Watts de potência.
Como diz o próprio nome, é um V12. Entrega nada menos que 830 cv de potencia com 69 kgf.m de torque, sendo que 80% dessa força já estão disponíveis nas 2.500 rpm - o pico é 9.500 rpm. Esse motor vem lá dos modelos Enzo, 812 e Purosangue, mas tem modernidades como bielas de titânio e pistões de alumínio. A transmissão é automatizada com dupla embreagem e oito marchas.
O modelo será vendido em duas versões, a Coupé e a Spider - esta, conversível. Na Itália, os preços da Coupé começam em 395 mil Euros, algo em torno dos R$ 2,1 milhões, e a Spider parte de 435 mil euros, ou uns R$ 2,3 milhões. As primeiras entregas deverão acontecer entre o final deste ano e o começo de 2025.