A vitória da Ferrari nas 24 horas de Le Mans neste ano - a primeira desde 1965 - parece ter inspirado os engenheiros da fabricante no seu mais novo modelo, o 499P Modificata. Com motorização híbrida e mais de 850 cv de potência, o supercarro é uma variante "particular" do modelo 499P original que venceu a prova de turismo.
Pensado apenas para uso em "track days", ou seja, para rodar em circuitos fechados, o supercarro da Ferrari não lembra em nada o que a marca oferece nos seus demais modelos.
O 499P Modificata tem visual aerodinâmico projetado para competir, igual ao que é visto no modelo usado em Le Mans, com apenas um assento, portas tipo borboleta e aerofólio gigante na traseira.
Diferentemente do modelo dedicado às provas, a mecânica do lançamento é livre das amarras e chega a entregar uma potência combinada de 858 cv. Desse total, 697 cv são gerados pelo motor V6 3.0 traseiro, a combustão.
Na unidade de competição, a potência combinada dos dois motores só pode ser acionada em velocidades acima dos 190 km/h, enquanto no modelo criado para o público "comum" está disponível em qualquer situação.
Toda essa potência é controlada por uma caixa de sete marchas, com um sistema de tração integral que pode ser ativado pelo motorista.
O comando fica no volante do 499P Modificata, que é igual ao usado no carro de corrida. Aliás, o interior do supercarro é praticamente idêntico ao da versão de Le Mans. Isso significa que não há qualquer item de conforto.
E até que faz sentido, já que estamos falando de um carro feito exclusivamente para o uso em pistas. O preço dessa brincadeira nos circuitos amadores, contudo, não será nada barato.
A Ferrari anunciou o 499P Modificata por 4,6 milhões de euros, que, em conversão direta, equivalem à impressionante quantia de R$ 24,1 milhões. É para poucos, mesmo!