O que você faria com R$ 3.950.000? Poderia montar uma frota com 54 Fiat Mobi Like zero-quilômetro ou, ainda, comprar oito unidades do empolgante Honda Civic Type R. Mas também pode levar para casa uma Ferrari Roma Spider, modelo que acaba de desembarcar no Brasil.
Apesar de custar quase R$ 4 milhões, essa Ferrari é a versão conversível do modelo de entrada da marca italiana. Se é que dá para chamar assim um carro equipado com um motor V8 3.9, instalado em posição central-dianteira e que desenvolve saudáveis 620 cv de potência e 77,5 kgf.m de torque.
Com um câmbio automatizado de oito marchas e dupla embreagem, a Roma Spider acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e atinge 320 km/h. São números melhores que os de muitos esportivos topo de linha.
No visual, a Ferrari Roma Spider se inspira nos carros italianos dos anos 1950 e 1960. Inclusive, no lugar da capota metálica rígida, tem uma capota de lona de acionamento elétrico. Solução incomum para um modelo da casa de Maranello. Aliás, o dono pode personalizar o carro escolhendo o tecido e até a cor das costuras.
E falando na cabine, esse carro é um esportivo com o layout 2+2, ou seja: leva apenas dois adultos, já que os dois assentos traseiros serviriam, no máximo, para o transporte de crianças. Mesmo com o seu posicionamento "de entrada" na linha, essa Ferrari Roma Spider surpreende pelo acabamento refinado e pelas soluções técnicas curiosas.
No lugar das maçanetas convencionais, usa-se botões para abrir as portas por dentro. Já o volante é verdadeiramente multifuncional: além das aletas para as trocas manuais das marchas, concentra até botões para acionar os faróis, limpadores de para-brisa e as setas.
A Ferrari Roma Spider pode parecer um carro de outro mundo. /Mas tem seu público. Segundo o representante da marca italiana no Brasil, 20 pessoas já haviam decidido levar o modelo para casa antes mesmo do lançamento oficial por aqui. Não é brincadeira não...